TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO: O Mal Do Século XXI

Dissertações: DEPRESSÃO: O Mal Do Século XXI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

DEPRESSÃO: O Mal do Século XXI

Fátima Maria do Nascimento Jiló

RESUMO: Este artigo tem por objetivo demarcar os caminhos traçados pela melancolia ao longo da história, do ponto de vista conceitual e da variedade de seus modos de expressão. Desse modo, pretende-se resgatar a história da depressão no mundo ocidental. Para tanto, os resultados e discussão foram divididos nas quatro respectivas fases da História: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

PALAVRAS CHAVE: Depressão; Melancolia; História; Mitologia.

INTRODUÇÃO

A depressão é considerada por muitos estudiosos, o mal do século XXI. Isto se atribui ao fato do grau elevado de estresse, obesidade, uso indiscriminado de álcool, drogas, medicamentos, entre outros, que vem predispondo pessoas no mundo inteiro. Constituindo-se em um lastimável problema de saúde pública, a previsão para 2020 é de que a depressão será a segunda causa em países desenvolvidos e a primeira em países em desenvolvimento (DUNCAN, 2004).

É de relevância para a presente pesquisa identificar as causas que configuram este problema e que já despertam nas instituições de saúde perspectivas de orientação para minimizar a ocorrência de tais fatos. Para tanto, busca-se mencionar os fatores mais prevalentes que desencadeiam a depressão, doença chamada também de “o mal do século”.

Considerando-se a gravidade e evolução deste problema, questiona-se: “Como se dá a construção cultural da depressão?

Com base nesta premissa, o objetivo principal deste estudo é fazer uma revisão de literatura sobre a definição, os principais sintomas e causas da depressão, através de uma análise histórico-social, sob as perspectivas filosófica, poética e científica, desde a antigüidade até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com