TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO 2

Por:   •  7/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.001 Palavras (9 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Anhanguera – Uniderp

DESAFIO PROFISSIONAL

DE

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL, SOCIOLOGIA, RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Introdução

        A visão de sustentabilidade tem duas origens: sendo a primeira na biologia, por meio da ecologia, que se refere à capacidade de recuperação e reprodução dos ecossistemas como agressões antrópicas (no uso abusivo dos recursos naturais, desmatamento, fogo a poluição etc..), e a segunda na economia, com o desenvolvimento na perspectiva do crescimento ao logo do século XX, do qual padrão de produção e consumo exagerado vem crescendo no mundo.

        O modelo de desenvolvimento que prevaleceu no mundo e que produziu ganhos importantes para o desenvolvimento humano por várias décadas, demostrou sinais incontestáveis a crise. Este modelo configurou problemas ambientais, e ameaça a capacidade de manter o processo de desenvolvimento humano em médio e longo prazo.

        A situação da globalização na atualidade sofre com a produção e o consumo elevado, agredindo o meio ambiente de forma exagerada e descontrolada, reduzindo os recursos naturais e extinguindo as espécies. Cidades e comunidades estão sendo arruinadas, o desenvolvimento e os benefícios são divididos de forma injusta, com privilégio aos ricos e isenção aos pobres, aumentando ainda mais a desigualdade social.

        O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado o sistema ecológico e social, ameaçando a base da segurança global. Sendo assim, ou fazemos uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou assistimos a nossa destruição e as diversidades da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores e da maneira de pensar, instituições e modo de vida. Temos conhecimento e a tecnologia necessária para abastecer a todos, e reduzir o nosso impacto ao meio ambiente. Com o surgimento de uma sociedade civil e globalizada, surgirão também novas oportunidades para construir um mundo democrático e humano. Devemos promover a justiça econômica e social, proporcionando a todos uma subsistência significativa e segura, e que seja ecologicamente responsável.

O assistente social no desempenho de suas tarefas em sua profissão deve respeitar a dignidade da pessoa humana, bem como tem o dever de respeitar as posições filosóficas, políticas e religiosas ao que será destinada sua atividade, prestando-lhe os serviços devidos, levando em conta o princípio de autodeterminação.

Zelar pela família, grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana, defender a prioridade dos seus direitos e encorajar no que favoreça a sua estabilidade e integridade, contribuir para o bem, esforçandose para que o maior número de pessoas dele se beneficie, capacitando pessoas, bem como grupos e comunidades para uma melhor integração social.

Colaborar com os poderes públicos na garantia do bem comum e dos direitos individuais, dentro dos princípios democráticos, lutar para o estabelecimento de uma ordem social justa.Estimular a participação individual, grupal e comunitária para o processo de desenvolvimento, lutar pela correção dos desníveis sociais.

Colaborar em programas nacionais e internacionais, que são destinados a atender às reais necessidades de melhoria das condições de vida.

Cumprir e respeitar a justiça em todas as suas formas: comutativa,distributiva e social, lutar para o fiel cumprimento, dentro dos princípios de fraternidade tanto no plano nacional como o internacional.

Estabelecer princípios éticos e a Lei penal, devendo relacionar sua vida profissional condicionada à verdade.

No exercício de sua profissão sempre aperfeiçoar seus conhecimentos, incentivando o progresso, atualização do Serviço Social.

O assistente social tem o dever de respeitar as normas éticas das outras profissões, bem como àquelas relativas ao Serviço Social, quer ele atuando individualmente ou em equipe.

Em relação à Carta Terra ela é a declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.  A Carta foi aprovada e celebrada na sede da UNESCO, em Paris, em março de 2000. Busca inspirar os povos um novo sentido de interdependência global e responsabilidade, compartilhando para o bem-estar das famílias, da comunidade e das futuras gerações.

No momento a Terra vem passando uma fase extremamente complicada, e cada vez fica mais difícil prever um futuro sem grandes perigos. É necessário juntar forças para uma sociedade sustentável, com a preservação da natureza, aos direitos humanos, a justiça econômica e a cultura da paz. Precisamos dar grande importância e assumirmos o papel de pessoas responsáveis não só pelo nosso bem-estar, mas também por todos os habitantes da Terra.

Hoje em dia os estilos de vida adotados são de consumismo exagerado e o crescimento populacional que está levando a Terra a uma escassez de recursos e extinção de espécies. As desigualdades estão aumentando a cada dia. Para evitar isso temos duas escolhas: ou nos unimos para cuidarmos uns dos outros e mudamos nossos hábitos; ou continuamos como estamos e arcamos com as consequências.  Temos conhecimento e tecnologia para abastecer a todos, minimizando os impactos causados ao meio ambiente. Temos desafios em todos os setores, mas para vencê-los é necessário que tenhamos uma responsabilidade universal.

PRINCÍPIOS SÃO:

Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

Assegurar a generosidade e a beleza da Terra para as atuais e as futuras gerações.

INTEGRIDADE ECOLÓGICA É:

Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.

Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA É:

Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável

Afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com