TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLMIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Pesquisas Acadêmicas: DESENVOLMIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  3.719 Palavras (15 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 15

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho referente à ATPS da disciplina de Técnicas de Negociação, do primeiro período do Curso de Ciências Contábeis, orientado pela professora a distância Mª Juliana Leite Kirchner e professora presencial Maria de Jesus de Sousa Reis.

Goiânia 2013

Roteiro de preparação para negociações salariais

Em se tratando de negociação salarial dentro de uma empresa, podemos dizer que não basta o profissional ingressar em uma graduação e/ou especialização ou passar do período de experiência para que ele seja reconhecido pelos seus superiores e consequentemente pense que esteja apto a uma promoção salarial.

Para que este profissional atinja o objetivo de ascensão salarial é preciso que ele deixe claro o que deseja, e o primeiro passo para que isto possa acontecer, seria pensar como poderia convencer o seu superior de que merece o aumento salarial?

A partir desta pergunta inicia-se o fator predominante para um bom desempenho da ação desejada, o chamado PLANEJAMENTO.

O planejamento é como um mapa de campo, em que através dele saberá o percurso a traçar e estará preparado para possíveis desvios. Algumas das principais estratégias que podemos citar para alcançar o que se almeje, podem ser descritos a seguir:

* Perspicácia – saber o momento adequado de negociar aumento salarial, observando a política salarial e de cargos da empresa;

* Conhecer a empresa – inteirar-se da situação financeira atual da empresa, bem como a disponibilidade de cargos e ou/promoções;

* Atualizar-se nas especializações interna e externa da empresa – observar a remuneração no mercado de trabalho fora do âmbito da empresa, referente a função em que exerce ou que deseja exercer, não deixando de analisar se o seu perfil profissional ou a maior parte das aptidões profissional que possui, adequam-se nos critérios da promoção que se deseje, como experiência e competência;

* Convicção – ter a certeza do que almeja, enfrentando o medo de expor o que deseja ao seu superior;

* Táticas argumentativas - estar preparado para os possíveis questionamentos impostos como o porque de ter o mérito de aumento salarial? Não esquecendo de provar o que está argumentando;

* Eloquência – boa persuasão;

* Controle psicológico – jamais demonstre indignação, como justificativa para aumento salarial, argumentando que durante o tempo em que exerce o ofício na organização nunca obteve uma oportunidade de promoção, assim como uso da auto piedade ou desmotivação;Referente a todos os tópicos acima citados, não poderíamos deixar de falar do item mais importante, primordial do início ao fim da negociação, a HUMILDADE.

Por mais que um profissional seja bom no que faz, possua argumentos e demonstre a sua capacidade, a arrogância e prepotência dificilmente serão aceitas como um fator positivo;

Entretanto, se após todo o planejamento, preparo emocional, argumentações, obtenção de informações no âmbito interno e externo da organização em que está relacionada, e mesmo assim receber um NÃO, esta negação sempre será um impacto frustrante sob as expectativas do profissional.

Embora nunca estejamos preparados para receber um “não” como resposta a um pedido de aumento salarial, pois supomos, sempre, que somos merecedores por conhecermos nossa capacidade e o quanto estamos nos esforçando e, assim, contribuindo para o crescimento da empresa, é necessário encararmos essa resposta como um ponto de partida para uma reflexão sobre onde e quanto ainda pode melhorar.

Entretanto, supondo que essa fosse à resposta (um “não”), a reação natural, suponho, seria de frustração, já que estaria indo para esse pedido de aumento salarial certo de que conseguiria. Porém, como resposta a essa negativa, diria que iria esperar um melhor momento para a empresa reconhecer meus esforços e as contribuições que tenho dado para o crescimento da empresa.

Nesse sentido, mostraria que todas as metas atribuídas foram atingidas e o quanto isso influenciou positivamente em outras pessoas que, num espírito de competição saudável, aumentaram, também, suas metas, antes não alcançadas.

Além disso, diria, ainda, que nesse ano de 2013 estou fazendo um sacrifício pessoal, ingressando na Faculdade Anhanguera, num curso de Gestão Financeira, como objetivo de melhor desempenhar meu papel dentro da empresa. Esse aumento salarial irá me proporcionar condição e oportunidade para que eu possa custear as despesas do meu curso.

Desta forma, estarei aprimorando meus conhecimentos e levando inovação e especialização para o meu trabalho, contribuindo, ainda mais para o crescimento da empresa e meu crescimento profissional, gerando satisfação para mim e, também, benefícios para a empresa. Considerando a possibilidade de não haver uma resposta positiva, demonstrarei, por meio de um planejamento previamente feito, que minhas novas qualificações proporcionarão à empresa um aumento de arrecadação bem superior ao aumento salarial pleiteado.

ANEXO

TEXTO 1

Segundo Dante Pinheiro Martinelli, Negociação é um processo de combinação bilateral, com o objetivo de chegar a uma decisão conjunta.

Ambos os lados estarem envolvidos na negociação estarem satisfeitos e com suas necessidades básicas supridas é fundamental, além de ser uma visão mais recente sobre o assunto já que no passado pensava em atender as próprias necessidades, sem se preocupar com o outro lado.

Isso significa o ganho-ganhos, deve-se procurar continuamente aplicar a visão sistêmica no processo, pois ela apresenta uma visão mais global da negociação, possibilitando enxergar de maneira mais clara os envolvidos, direta ou indiretamente no processo de negociação, bem como seus principais interesses e as diferenças alternativas possíveis para a solução dos conflitos.

Além disso, a negociação deve buscar sempre relações duradouras, tentando identificar interesses comuns, ambos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com