TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho acadêmico: DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.651 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera-Uniderp – Centro de Educação a Distância

Pólo – De Apoio Presencial

Av. Guaicurus, 5224 – Campo Grande – Mato Grosso do Sul - Brasil

ACADÊMICOS:

ARLEY QUEIROZ SANDIM – RA 379292

DYONES SANTOS EUGENIO - RA 369416

SANDRO RENATO GOES – RA 158345

EDUARDO AP S. R DE OLIVEIRA – RA 397446

ANDRE GONÇALVES DE MELLO - RA 385099

DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho de ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), para obtenção de nota no 3° semestre na Universidade Anhanguera Uniderp Educacional, e como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof Msc Mônica Satolani e Profª tutora presencial Onisia.

CAMPO GRANDE – MS

17/06/2013

SUMÁRIO

1- Introdução 4

2.0 - Planejamento 5

3.0 – Processos Adminstrativo 7

4.0 – Controle de Ação Empresarial 10

5.0 – Implicações Eticas 11

6.0-Conclusão 12

7.0-Referêcias Bibiograficas 13

INTRODUÇÃO

Planejamento indicado a empresa de pequeno e médio porte, foi realizado uma pesquisa utilizando os conceitos metodológicos. Nesse estudo o objetivo é mostrar o modelo de planejamento proposto, identificando seus aspectos relevantes. Inicialmente indicado a importância da análise ambiental e as demais características encontradas e finalizando com modelo de planejamento estratégico para pequenas e medias empresas.

A estratégia de inovação via agregação de novos processos e padrões tecnológicos e a busca de maior flexibilidade constituem caminho alternativo adotado para as pequenas e médias empresas se inserirem competitivamente num processo de demandas mutantes, instáveis e diferenciadas. Dessa forma a revolução tecnológica irá significar a oportunidade de sobrevivência, crescimento e transformação dessas organizações ao invés da ideia de falência das pequenas e médias empresas.

2.0 Planejamento

Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Um planejamento bem realizado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. O objetivo do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Planejar é estudar, organizar, coordenar, ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar um problema ou alcançar um objetivo.

O planejamento se torna necessário ao educadora a mediada que esse se preocupa em ter qualidade no que faz. Sendo assim suas ações atuam não somente em seus alunos, mais também em si mesmo e acabam por afetar o a sociedade. Então deve estar de acordo com o nível dos educando, relacionando os conteúdos, os conhecimentos próprios e a realidade de forma a criar novos conhecimentos que auxiliem na vida cotidiana do educando.

Tipos de planejamento:

Planejamento estratégico – Fixa a natureza da organização > missão, estratégias, objetivos.

Planejamento Tático: Serve para gerenciar recursos visando atingir planos.

Planejamento Operacional – Objetiva aperfeiçoar as operações, elaboração de procedimentos, visando à realização dos planos estratégicos táticos.

Conforme Roberto Shinyashiki a visão transforma você numa pessoa especial. Quando vê o que quase todos vêem, deixa de ser alguém especial e vira maioria, infelizmente, é muito limitada. O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que está escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. A visão faz com que o individuo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser. Uma sugestão para desenvolver seu espírito empreendedor: caminhem alguns minutos no horário de almoço olhando as pessoas e os estabelecimentos comerciais que for encontrado e de “asas a criatividade”. Imagine serviços e produtos que poderiam melhorar a vida dessas pessoas e empresas.

Mas conforme Santos - planejar sempre foi uma necessidade do homem. O planejamento ocorre em todas as dimensões da atividade humana, quer no plano pessoal onde se reveste de considerável relevância, ou na dimensão organizacional onde, se torna indispensável dada a magnitude, complexidade e riscos envolvidos. Felizmente, a necessidade de planejamento na maioria dos casos não chega a tanto, porém mesmo para pequenas realizações, existe a necessidade de planejar para minimizar surpresas, evitar improvisações, obter redução de custos e tempo, etc. O plano é o resultado formal do planejamento, sendo o documento com o registro das intenções com certo nível de detalhe, que orienta o caminho para obtenção do intento. Com um plano de intenções, a empreitada fica mais fácil e segura como se visualizássemos o futuro e detalhássemos os passos para chegar nesse futuro, onde nossa pretensão estaria materializada.

Segundo dados do SEBRAE (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) nacional a cada 10 empresas abertas, em média quatro fecham antes de completar dois anos de vida. Inúmeras justificativas são estudadas para esse fato preocupante, como: Ausência de recursos financeiros para manter atividade (Capital de giro), baixa qualificação dos envolvidos, falta de conhecimento do negócio e outros. No entanto, antes mesmo desse grupo de fatores, existe um que considero o principal e que engloba todos os demais. A ausência de planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com