TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico social

Por:   •  16/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO MARANHÃO – FACEMA CURSOSERVIÇO SOCIAL 7 PERIODO

ADRIANA NATALIA LEAL OLIVEIRA  12213118

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

RELÁTORIO FINAL

CAXIAS-MA

2015

[pic 2]

ADRIANA NATALIA LEAL OLIVEIRA

RELATÓRIO FINAL

                                                     

                                                                Relatório apresentado á Disciplina de

                                                                Estágio Curricular Supervisionado I da

                                                                FACEMA como requisito parcial para a

                                                                obtenção de nota, Prof. Liana Ibiapino.

CAXIAS-MA

2015

 IDENTIDICAÇÃO

Nome Estagiaria: Adriana Natalia Leal Oliveira                                              

Matricula: 12213118

Endereço: Rua Aarao Reis, 1343, Centro

Telefone: (99)982602830                                E-MAILS: drikill_mar@hotmail.com

Local do Projeto: CAPS Ad III- Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas

Nome do Coordenador (a) do Projeto: Nayana Maia Araújo                                    Nº CRESS: 5.335 2ºRegião

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico: Liana Maria Ibiapino                                 Nº CRESS:

Carga horaria: 164 h        Inici o: 16/09/2015   Término: 05/11/2015

Introdução

          O estagio esta sendo realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Caps Ad III, pela aluna Adriana Natalia Leal Oliveira, com carga horaria de 6 horas semanais, iniciando em setembro de 2015 e sendo finalizado em novembro de 2015. O Caps Ad III presta atendimento a pessoas com transtorno decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas e oferece tratamento clinico e psicológico as pessoas que faze uso e ou abuso de substâncias psicoativas e orientação a famílias. As atividades realizadas pelo durante o estagio através das observações compreendem realizar: acolhimentos e re-acolhimentos, acompanhamento de pacientes intensivos, ou seja, que passam o dia todo e a no serviço e os que ficam em internação por determinado tempo também. Ao chegar na instituição fui apresentada a Assistente Social que a mesma fez apresentação para os demais funcionários em geral na instituição, conheci algumas historias de pacientes que ali estão em busca de um tratamento.

          Com as analises das observações fez necessário o objetivo da importância da busca ativa pela assistente social, pois é de grade importância para a saúde daquele usuário por que tem que saber se ele esta tomando a medicação correta, conhecer o território que ele mora se o mesmo esta se relacionando bem com as pessoas, e souber o porque que de não estar fazendo o tratamento este é motivo da busca ativa feita pelo profissional de serviço social dentro da instituição.

          E assim mostra o objetivo de levar o estagiário a compreender de forma aprofundada a atuação do Assistente Social no Caps Ad III que trabalha como este grupo alvo a cima citado e assim torna-se gradativamente que é um instrumento de fundamental importância para o alcance dos objetivos propostos (que são o de a família no auxilio do tratamento destes usuários) em frente à abrangência é relevância do papel que desempenha no local do trabalho e das novas demandas que cada momento histórico apresenta no dia-a-dia de sua vida profissional.

A Organização

          O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas de Caxias-Ma são destinados a proporcionar atenção integral e continua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas com funcionamento de 24 horas. Em Caxias-Ma o Caps Ad III funciona desde dia 21 de Março de 2008ª unidade de saúde passou a dispor de atendimento 24 horas todos os dias da semana ate mesmo sábado e domingo e feriados, a unidade dispõe, também de regime de internação de pacientes durante um mês, o paciente ficará exclusivamente no prédio, com monitoramento e acompanhamento de uma equipe de profissionais. O Caps Ad III desde 2008 está constantemente oferecendo tratamento, a coordenadora relata que mesmo se submetendo ao tratamento o paciente tem fácil acesso às drogas quando não estão no centro. Por isso a internação é tão importante já que o proposito é fazer com que o paciente permaneça o maior tempo possível longe de qualquer droga, o local dispões de 10 leitos de internação, 6 masculinos e 4 femininos individuais.

          As questões sociais trabalhadas pela instituição é um serviço que utiliza a estratégia de redução de danos (não é exigida abstinência para inserção no tratamento, como diferentes meios para trabalhar prejuízos decorrentes da drogadição), ofertando também assistência aos familiares de usuários de álcool e drogas, com orientação e apoio especializados. As principais características da população atendida pela instituição são de aceita voluntariamente o tratamento, devem identificar/reconhecer prejuízos em alguma área de suas vidas (saúde, social, familiar, profissional, financeira) decorrentes o uso de álcool e outras drogas, tornando-se corresponsáveis pelo seu tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (399.2 Kb)   docx (345.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com