TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Social

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

        

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

CRISTIANE PEREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO

DIVANIA FERNANDES DOS SANTOS ARAÚJO

NAZARÉ LUIZA DA SILVA

        

DIAGNÓSTICO SOCIAL NATAL-RN:

Educação: A base para o Desenvolvimento

[pic 4]

Natal - RN

2015

CRISTIANE PEREIRA DE OLIVEIRA PINHEIRO

DIVANIA FERNANDES DOS SANTOS ARAÚJO

NAZARÉ LUIZA DA SILVA

DIAGNÓSTICO SOCIAL NATAL-RN:

Educação: A base para o Desenvolvimento

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em  Serviço Social  da  Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para obtenção de média para as disciplinas: Fundamentos II, Estatística e Indicadores Sociais; Economia Política e Psicologia Social.

Profs.: Danilo Brito; Clarice da Luz; Sérgio de Goes; Fernanda Mendes.  

Natal-RN

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO......................................................................4

2.1  Pobreza e Desigualdade.......................................................................................5

2.2 Política....................................................................................................................6

2.3 Economia................................................................................................................6

2.4 Saúde.....................................................................................................................7

2.5 Educação e Ciência................................................................................................7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................10


1. INTRODUÇÃO

         A proposta deste trabalho é apresentar uma caracterização do munícipio de Natal-RN. Abordando temas como Política, Economia, Saúde, Pobreza/Desigualdade e Educação. Apresentaremos as reflexões sobre o desenvolvimento da educação nos últimos anos, analisando os dados da secretaria municipal de educação (SME) com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

           Entendemos que o Diagnóstico Social é um instrumento de suma importância para o conhecimento da realidade do nosso dia a dia, muitas vezes escondida sob anos de convívio, pela correria do trabalho e pela acomodação e conveniência. O Diagnóstico Social nos permite verificar as condições de infraestrutura e superestrutura (história, economia, cultura etc.) de uma cidade e as condições existenciais de um povo. Vamos aprofundar mais na política educacional do município, pois acreditamos que a educação é a base para o desenvolvimento de uma nação.

           Para oferecer Educação à população natalense, o Município conta com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A secretária atual é Justina Iva de Araújo Silva - Graduada em Serviço Social pela UFRN (1971), especialista em gestão pública (2002) e mestra em educação pela mesma instituição, onde exerceu o magistério no curso de Serviço Social de 1974 até 1994.

         Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística procuramos entender o funcionamento, desenvolvimento e as principais dificuldades que o município enfrenta em relação à educação e outras áreas. Vamos abordar as demandas em nível municipal e estadual.

2. CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

         Natal é um município brasileiro, capital do estado do Rio Grande do Norte, Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar. Com uma área de 167 264 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial. 

                A população do município de Natal, no censo demográfico de 2010, era de 803 739 habitantes, sendo o sétimo município mais populoso do Nordeste e o vigésimo do Brasil, concentrando 25,4% da população estadual. Da população total, 425 792 eram do sexo feminino (52,98%) e 277 947 do sexo masculino (47,02%), o que resulta em razão sexual de 88,76 a menor entre os municípios do Rio Grande do Norte. Todos os seus habitantes viviam na zona urbana, não possuindo, portanto, população rural. Em relação à faixa etária, 176 182 possuíam menos de quinze anos (21,92%), 571 116 entre 15 e 64 anos (71,06%) e 56 441 acima dos 65 anos (7,02%). A densidade populacional era 4.808,20 habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²), a sexta maior dentre as capitais brasileiras. A Região Metropolitana de Natal, formada por Natal e mais dez municípios do Rio Grande do Norte, possuía 1 351 004 habitantes, formando a quarta maior aglomeração urbana do Nordeste e a 15ª do país. Para 2014, a estimativa populacional era de 862 044 habitantes.

                Fundada em 1599, às margens do Rio Potengi, a cidade é conhecida mundialmente e conta com importantes monumentos, parques, museus e pontos turísticos, como o Teatro Alberto Maranhão e a Coluna Capitolina Del Pretti, no Centro Histórico, além de outras atrações como a Ponte Newton Navarro, o Museu Câmara Cascudo, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, o Museu de Cultura Popular, o Parque das Dunas, a Catedral Metropolitana e praias como Ponta Negra e dos Artistas, e eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART), o Carnatal, as festas juninas e as comemorações natalinas. É também conhecida como a "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, hoje localizada no município limítrofe de Parnamirim.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (67.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com