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Divisão do Trabalho Social

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  192 Visualizações

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Introdução

A divisão do trabalho não é um fenômeno algo recente, porém só no século passado as pessoas começaram a tomar consciência dessa lei, que, até então a sociedade suportava sem saber. Adam Smith foi m pensador que além de reconhecer a importância disso, tentou teorizá-la. Hoje em dia o fenômeno da divisão do trabalho generalizou a tal ponto que as indústrias modernas se desenvolvem em um sentido de mecanismos poderosos, dos grandes agrupamentos de forças e capitais e, por conseguinte da extrema divisão do trabalho.

Para Adam Smith e Stuart Mill a agricultura seria exceção à regra e viam nela um ultimo asilo da pequena propriedade.Mas a divisão do trabalho não é específica apenas do mundo econômico. Podemos ver as atuações crescentes nas mais diversas regiões da sociedade, como nas funções políticas, judiciárias, administrativa, políticas se especializam mais e mais. O que também ocorre nas funções artísticas e científicas

Na época de Newton e Leibniz era necessário que se escrevesse duas ou mais designações para cada cientista, por exemplo, físico e astrônomo, ou matemático, astrônomo e físicos e isso ainda continuou até o final do século XVIII. Já no começo do século XIX nota-se que essa dificuldade quase não se usa mais e não cultiva simultaneamente ciências diferentes, e nem sequer aborda o conjunto de toda uma ciência. Suas pesquisas se limitam a apenas uma ordem de problemas, ou até mesmo um único problema. Portanto a função cientifica que antes era agregado a uma coisa mais lucrativa, tornar-se cada vez mais autossuficiente. E Candolle prevê que num futuro próximo a profissão de professor e cientistas se dissociará definitivamente.

Através de especulações da filosofia biológica descobre-se um fato importante sobre a divisão do trabalho que se pode aplicar tanto para organismos quanto para sociedade, pois um organismo ocupa uma posição mais elevada na escala animal quanto mais suas funções forem especializadas. Tal descoberta reflete na extensão do campo de ação da divisão do trabalho e passando a parecer apenas com uma forma privada desse desenvolvimento geral, e as sociedades se conformam com a lei e cedem a uma corrente nascida bem antes das próprias sociedades e que arrasta no mesmo sentido, todo mundo vivo.

É claro que essa forma de divisão tem evidentemente poder de afetar profundamente a constituição moral, que pode seguir duas direções opostas se caso nos entreguemos ou resistamos a ele. E é ai que surge um questionamento de qual direção é a certa a seguir? Ser um ser acabado e completo, autossuficiente ou parte de um sistema, órgão de um organismo? E se por um lado a divisão do trabalho além de lei natural é regra moral de conduta humana? Tem-se esse caráter, por quais motivos? Enfim não é necessário aprofundar-se no problema, pois qualquer que seja, a maioria se sente bem com relação a divisão do trabalho que ela se torna alicerce para a ordem social.

Evidencia-se que a opinião sobre a divisão do trabalho se predisponha num sentido de torná-la uma regra precisa de conduta, impondo como dever. Entretanto caso seja contrariada não a uma punição com pena precisa, mas sim com criticas.

Antigamente o homem que se interessava por tudo, mas não se especializava a nada, sabia de tudo e a tudo compreendia era considerado o maior requinte na civilização. Porém nos dias atuais essa cultura geral é avaliada como uma disciplina solta e relaxada. Desconfia-se daqueles com talentos demais e que passam o tempo a organizar e agilizar todas suas faculdades, entretanto não abre mão de nenhuma, como se fossem autossuficientes. Parece-nos que esse estado de distanciamento e de indeterminação tem algo de antissocial. Mas aquele é do bem se torna parte de um todo, que tem uma tarefa delimitada e a ela se dedica, aperfeiçoando-a. Assim a idéia moral, de uno, de simples, e de impessoal vai de diversificando.

Existem fatos que também contradizem o que foi falado, por que apesar da opinião publica querer a especialização dos homens, elas receiam que eles possam se especializar demais, sendo assim aqueles a quem se dedica a aperfeiçoar sua parte do trabalho melhora o todo e decai a se mesmo. Tocqueville diz algo que dilucida isso “À medida que o principio da divisão do trabalho recebe uma aplicação mais completa, a arte progride, o artesão retrocede”.

Nosso trabalho se dividirá, em três partes principais:

- procuraremos primeiro, saber qual a função da divisão do trabalho, isto é, a que necessidade social ela corresponde;

- determinaremos, em seguida, as causas e as condições de que depende;

- enfim uma vez que ela não teria sido objeto de acusações tão graves se realmente não se desviasse com maior ou menos frequência do estado normal, classificaremos as principais formas anormais que ela apresenta, a fim de evitar que sejam confundidas com as outras. Além de disso, esse estudo oferecerá o interesse de que aqui como na biologia, o patológico nos ajudará a compreender melhor o fisiológico.

Cap. I Método para Determina essa Função ( I e II)

O que é função e qual a função do trabalho?

No dicionário função é uma atividade natural ou característica de um órgão, aparelho, engrenagem etc., obrigação a cumprir e papel a desempenhar. Ela designa um sistema de movimentos vitais e também as características desse movimento. A função da divisão do trabalho é saber a que exigência ela corresponde.

Divisão do Trabalho e a Moral

O trabalho é a nascente da civilização por estabelecer relações, ser a base do desenvolvimento material e intelectual das sociedades, da força produtiva e das habilidades do trabalhador. Sendo o trabalho a origem da civilização e constatando que os maiores centros industriais com maiores atividades econômicas são os lugares em que a o maior numero de crimes, pode se concluir que a civilização é imoral? A moral é o imprescindível, o obrigatório da sociedade. Da consciência moral vem a justiça que se prioriza ao aperfeiçoamento industrial, este condiz a exigências que são morais.

Divisão do Trabalho sexual:

A divisão tão acentuada do trabalho por sexo não é uma característica sempre existente. Em várias tribos, mesmo hoje, mulheres se envolvem na política e acompanham os homens nas guerras. De acordo com Dr. Lebon fisicamente os homens e mulheres pré-históricos não apresentavam tanta diferença física como hoje. O casamento e a fidelidade conjugal simbolizam a solidariedade

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