TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas na empresa

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PREVENÇÃO ÀS DROGAS NAS EMPRESA

AMANDA MIDORI SHIRAISHI, 15165876  

ANA CAROLINE GOMES LEITE DOS SANTOS, 15329861

ANGÉLICA SILVA SOARES DA ROSA, 15195252

BRUNA OLIVEIRA DE AMORIM, 15188434

BRUNA SUELLEN DA SILVA, 15188361

CARLA VENANCIO PEREIRA, 15205843

FLAVIA CAROLINE DE SOUZA SILVA, 15163962

GABRIEL PEREIRA DE ALMEIDA, 15340104

JANAINA MIRTES DE OLIVEIRA GONÇALVES, 15190463

JONNY FLAVIO DE SOUZA FERREIRA, 15363104

MARINA SANTOS BRANDÃO, 15333949

MICHELI BERTOLINA GONÇALVES DA SILVA, 15198588

RAFAEL PEREIRA DA SILVA, 15059952

RANNY GOMES MIRANDA, 15255778

SAMARA SILVA BARROS, 15198553

SUSAN CRISTIANI MONTANEZ, 15254828

TAINA FERREIRA DE JESUS, 15392937

                                                                                               Turma: 1º C / Grupo: 5

                                                                                               Campus: São Miguel  

São Paulo

2015

Sumário

Introdução4

O que é a droga?5

Programa valorização da vida no trabalho e na família do INSTITUTO ABRAFAM6

Políticas de prevenção e atenção7

Como implantar o programa8

Atividades do programa8

Bibliografia10

Conclusão11


Introdução

O que é droga?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) droga é qualquer  substância, seja ela de origem natural ou sintética que possa modificar as funções do corpo humano. Existem drogas naturais que são usadas como objetivo medicial, sob prescrição médica e drogas com substâncias químicas, tais como crack, cocaína e LSD usadas atualmente. Existem casos de medicamentos usados de forma contínua e sem controle ou qualquer orientação médica. De modo geral as drogas agridem todo o sistema nervoso central do individuo, modificando seu comportamento e retardando a função cerebral.

A Organização Mundial de Saúde considera o abuso do uso de drogas uma epidemia social, e como toda epidemia apresenta alguns fatores fundamentais: a droga, o individuo, e o ambiente propício, ou seja, relações interpessoais seja ela dentro do âmbito profissional, familiar ou nucleo de amizades.

Isso prejudica seu desempenho social, afetivo e empresarial, o que traz graves consequências ao profissional dentro de uma organização, causando perda do emprego, de dinheiro, da família e dos amigos.

         O mundo corporativo sofre constantes mudanças em sua estrutura, conceitos, valores, ideias e avanços tecnológicos, reduzindo a utilização de mão de obra, pois as corporações substituem funcionários por máquinas que produzem em maior quantidade, fazendo com que os mesmos conquistem resultados exorbitantes, no qual é necessário atingir metas absurdas, deixando de pensar no ser humano e focando apenas no lucro da organização.

Os reflexos começam a aparecer, fazendo com que o empregado crie expectativa, ansiedade e angustia, refugiando-se nas drogas e o tornando mais violento podendo causar até mesmo acidentes de trabalho. O empregado demonstra sinais visíveis de sua dependência.

  • Lentidão
  • Não realização das tarefas
  • Constante faltas e atrasos
  • Saídas frequentes durante o horário de trabalhos
  • Constante alteração de humor
  • Tremores e câimbras nas mãos
  • Olho vidrado e dilatação das púpilas
  • Pouca preocupação com a aparência e higiêne pessoal
  • Nega o uso de drogas quando abordado

Programa Valorização da Vida no Trabalho e na Família do INSTITUTO ABRAFAM

O programa Valorização da Vida no Trabalho e na Família foi desenvolvido pela ABRAFAM – Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Droga dependentes, organização atuante na assistência, orientação e prevenção ao uso de álcool e outras drogas.

A partir de sólidos conceitos de prevenção e assistência familiar, fundamentados na integração de conhecimentos e experiências de uma equipe multiprofissional altamente capacitada, Valorização da Vida no Trabalho e na Família alcança elevados índices de eficácia e excelência.
Valorização da Vida no Trabalho e na Família atende às recomendações da Organização Internacional do Trabalho – OIT e tem o objetivo de contribuir para o melhor desempenho global das empresas:

  • Beneficiando a qualidade de produtos e serviços;
  • Elevando os níveis de saúde e segurança;
  • Reduzindo os prejuízos com absenteísmo, acidentes de trabalho, sabotagens, roubos, indenizações, seguros e assistência médica aos empregados e familiares.

Em todo o mundo, o abuso de álcool e outras drogas é um fenômeno complexo e disseminado nos diversos setores da sociedade. Dentre os ambientes de consumo, o local de trabalho é um dos preferidos pelos usuários, mas ao mesmo tempo, é onde os programas de orientação, prevenção e controle alcançam os melhores resultados.

No ambiente de trabalho – unidade social mais importante para o ser humano depois da família – a autoridade do empregador para coibir o uso indevido de álcool e outras drogas é reconhecida como legítima e mais eficaz do que a de parentes, amigos, médicos, terapeutas, advogados ou líderes religiosos. A manutenção do emprego é um poderoso aliado para induzir os empregados a aderirem aos programas de prevenção, atenção e controle.

O uso indevido de álcool e de outras drogas, responsável por significativas perdas econômicas e sociais, está diretamente vinculado a acidentes de trabalho, queda de produtividade, absenteísmo e deterioração das relações sociais e familiares. Pesquisas recentes demonstram que 80% dos usuários de cocaína e 70% dos que usam outras drogas ilícitas possuem empregos fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com