TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dê Presentes, Ter Mais Atenção!

Artigos Científicos: Dê Presentes, Ter Mais Atenção!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Anhanguera Educacional

2013

Terceirização é uma prática que tem como meta a redução de custo, aumento de qualidade e principalmente foco na atividade fim da empresa, mesmo com varias vantagens, deve ser usada com cuidado. Uma má gestão pode levar empresas ao descontrole e desconhecimento de seus funcionários, perdas financeiras entre outros.

Para que uma empresa nunca perca o foco, pois uma organização que desconhece a si mesma, corre serio risco de perder sua identidade e a competitividade, em um processo de terceirização.

Para que alcance objetivos satisfatórios a terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização. Para a empresa a razão da existência é a atividade fim.

A empresa que vou citar é a Petrobras.

Dados da Empresa:

Empresa: Petrobrás

Atividades: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia.

Endereço: Av. Republica do Chile, Centro - Rio de Janeiro.

Serviços terceirizados: Serviços de operação de perfuração, manutenção, combate a incêndio, segurança de trabalho, serviços de enfermagem entre outros.

Com a terceirização, as empresas tem redução de custos, redução de gastos com a atualização de programas, evitando tramites jurídicos trabalhistas, gastos com contratação ou demissão de funcionários, os serviços contratados são responsabilidade total do prestador. A empresa não deixa de existir, mas enxuga os gastos ao máximo, podendo assim realizar investimentos.

Quando acontecem problemas internos, as empresas que prestam serviços de qualidade tem pessoas substitutas para prestar este serviços, mas não é feito de imediato, pois as outras empresas são localizadas em outros lugares, ou então aguardar o prestador de serviços chegar, esta é a desvantagem da terceirização.

Já as conquistas dos petroleiros destacam-se assistência médica, transporte de qualidade, equipamentos de proteção, garantia de previdência e plano de carreira.

Tudo isso devido aos estudos que indicam que trabalhadores terceirizados tem benefícios, condições de trabalho e salários inferiores.

Com o mercado cada vez mais restrito, com isso diminuiu as oportunidades e tentando diminuir as perdas a terceirização foi introduzida no Brasil, tudo isso foi tirado como exemplo de outros países.

As definições de terceirização abrem perspectivas de sucesso da aplicação, que são: processo de gestão e parceria.

- Processo de Gestão: ação sistêmica, processual, que tem critérios de aplicação como inicio, meio e fim, dimensionada para alcançar objetivos.

- Parceria: é onde os fornecedores se integram em um comprometimento de sócio do negocio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com