TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA – FRANÇA 2008

Por:   •  12/5/2017  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: JULIANE DOS SANTOS LIMA

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA – FRANÇA 2008

Quais são os aspectos relacionados ao comportamento  característico do adolescente?

Logo no inicio do filme, percebemos  um aspecto agressivo vindo do aluno. Este tenta incomodar a aula e atrapalhar o andamento da mesma apenas pelo fato de querer fazer algo contra o professor. O aluno “retruca” de vario modos tudo o que o professor tenta fazer. Um quadro que pode ser visto em muitas escolas, principalmente publicas.

Que tensões entre o professor e o aluno são observadas no filme?

O aluno se recusa a seguir o planejamento das aulas, não copiando o que lhe é apresentado, e tendo baixa frequência. Pode-se notar no filme que os alunos vêm de uma classe social e estrutura familiar um pouco precárias, desenvolvendo assim o aproveitamento escolar mais baixo que a média. Porém, isso muda ao decorrer do filme, visto que o professor se empenha em manter uma empatia com a turma que começa a colaborar, e juntos fazem com que as aulas sejam proveitosas.

Que concepções os professores possuem sobre os alunos e podem influenciar ao processo de ensino e de aprendizagem?

O professor tem que ser flexível na questão da aprendizagem, dito isso, a flexibilidade não se dá por aulas mais fracas ou coisas do gênero, e sim, saber desenvolver uma aula mais ativa, que traga o contexto que o aluno é inserido em sociedade para dentro da sala de aula. Utilizando suas historias e seu conhecimento pré-formado, assim, mantem-se o aluno mais inserido e melhor alocado com a estrutura educacional.

Que pontos o filme nos mostra como nossos trabalhos de professor podem ser influenciados pelos aspectos culturais ou sociais?

Nos pontos onde o professor, com sua insistência, readequação alguns parâmetros das aulas, para que o aluno possa se sentir mais “ativo” do que apenas observador de algo que não lhe parecer ser útil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com