TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO CURRICULAR I

Ensaios: ESTÁGIO CURRICULAR I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO

FRANCISCA RUTH FERNANDES DE ALMEIDA

SETOR FISCAL E TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE

QUIXERAMOBIM

2013

FRANCISCA RUTH FERNANDES DE ALMEIDA

SETOR FISCAL E TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado I

apresentado ao Centro Universitário Uniseb

Interativo, no Curso de Ciências Contábeis, como pré-requisito

para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

QUIXERAMOBIM

2013

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I

FRANCISCA RUTH FERNANDES DE ALMEIDA

MATRÍCULA: 149612

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SEMESTRE: 5.1/2013

EMPRESA CONCEDENTE: ANTONIO LEUDIVAN DE OLIVEIRA LIMA-ME

PERÍODO: 12/08/2013 á 03/09/2013

TÍTULO: SETOR FISCAL E TRIBUTÁRIO EM UMA EMPRESA DE CONTABILIDADE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

I- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

II- ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Missão da empresa

2.2 Políticas da Empresa

2.3 Setor econômico

2.4 Concorrência

2.5 Clientes

2.6 Influências externas

2.7 Ambiente interno

2.8 Tecnologias empregadas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

RESUMO

O tema abordado no Estágio Curricular Supervisionado I foi Setor Fiscal e Tributário em uma empresa de contabilidade, visto que a empresa concedente é um escritório de Assessoria e Consultoria Contábil. O objetivo desse relatório é fazer uma caracterização da entidade e apresentar a análise de alguns aspectos, tais como: missão da empresa, política empresarial, setor econômico, concorrência, clientes, influências externas, ambiente interno e tecnologias empregadas. A razão social da empresa é Antonio Leudivan de Oliveira Lima- ME, mas gira sob o nome: ASSESC ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL e o supervisor do estágio foi George da Silva Sá, funcionário responsável pelos departamentos Contábil e Fiscal da empresa. É importante destacar que essas áreas são as que reúnem várias informações geradas pelas empresas, as quais são utilizadas na elaboração dos livros e arquivos fiscais e no repasse de informações para o Fisco. Palavras-chave: Setor Fiscal e Tributário, Elaboração de Livros Fiscais, Informações para o Fisco.

INTRODUÇÃO

O setor fiscal e tributário representa a parte da contabilidade que reúne os dados fornecidos pelas empresas e os transforma em informações que servirão para os próprios empresários na tomada de decisões em suas empresas e para os seus fornecedores analisarem a saúde financeira da empresa e também a geração de arquivos fiscais que são enviados periodicamente ao Fisco para acompanhamento da situação da empresa.

Entre os principais resultados encontrados por meio desse estágio, deve-se destacar a importância desse setor para as empresas de um modo geral, já que é através dele que as empresas recolherão seus tributos e terão seus documentos fiscais digitados e organizados de tal forma que consiga passar uma informação clara e uniforme a quem possa interessar de direito.

I. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A sede da empresa Antonio Leudivan de Oliveira Lima-ME encontra-se na Avenida Damião Carneiro, Nº 344, Bairro Centro, na cidade de Quixeramobim – Estado do Ceará.

A empresa é conhecida na cidade como ASSESC ASSESSORIA E CONSULTORIA CONTÁBIL. Ela foi fundada em 2006 pelo atual proprietário e não passou por nenhuma reestruturação societária.

Entre os setores envolvidos na contabilidade estão o FISCAL, PESSOAL E CONTÁBIL e nele estão contidas as rotinas das empresas.

Deve-se ressaltar que em um escritório de contabilidade surgem a cada dia novos trabalhos como: constituição de novas empresas, declaração de IRPJ, ITR, etc. São trabalhos extras realizados pelos contadores em determinados períodos de tempo ou esporadicamente, conforme vão surgindo.

Atualmente, a empresa conta com 11 funcionários, além do proprietário, que participam do gerenciamento das atividades. A empresa atua nesse ramo há aproximadamente 7 anos e sua perspectiva futura é de crescimento de cerca de 5% ao ano, para os próximos 5 anos. Isso se deve ao atual crescimento do setor contábil com o advento do SPED.

Um dos pontos fortes da ASSESC CONTABILIDADE é que a empresa é uma das poucas da região que trabalha com empresas que optam pelo regime de tributação do LUCRO REAL, por ser uma contabilidade minuciosa e um tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com