TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE CÂNCER DE MAMA APCAM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ROSILAINE TELES DE MOURA CARVALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL:

ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE CÂNCER DE MAMA APCAM 

MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

[pic 3]

Goiânia-GO

2020

ROSILAINE TELES DE MOURA CARVALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL:

ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE CÂNCER DE MAMA APCAM 

MULHERES COM CÂNCER DE MAMA

Trabalho de Bacharelado em Serviço Social apresentado a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

[pic 4]

Goiânia - GO

2020

SUMARIO

 

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4
  2. HISTORIA DA ASSOC. DOS PORT. DE CÂNCER DE MAMA DO HC (APCAM)  ........................................................................................................5
  3. OBJETIVOS.....................................................................................................6
  4. AS MEDIDAS PARA PREVENIR O CÂNCER DE MAMA......................7
  5. OBJETIVOS  ESPECÍFICOS..................................................................8
  6. CONCLUSÃO..................................................................................................9
  7. REFERÊNCIAS..............................................................................................11
  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de projeto de intervenção no estágio obrigatório em Serviço Social, ao considerar a centralidade deste na formação. Conclui que a formação é impactada pela precarização da Educação Superior. Ainda, que existe pouca produção teórica sobre o projeto de intervenção no estágio e a sua relação com as competências profissionais do Serviço Social.

 Esse trabalho se origina a partir das inquietações que permeiam o processo de formação em Serviço Social, especialmente no que tange ao seu momento constitutivo fundamental no âmbito da dimensão teórico-prática. É resultado de discussões oriundas da Disciplina de Estágio Obrigatório II em Serviço Social, quanto à construção das propostas de intervenção profissional nos campos de estágio, as quais exigem dos alunos articulação do fazer com os conteúdos trabalhados na academia, mais precisamente uma dimensão da práxis profissional. Reconhece a centralidade do estágio na formação profissional dos estudantes de Serviço Social e a necessidade de atualizar e aprofundar as questões que se colocam na relação entre estágio e as Diretrizes Curriculares (LEWGOY, 2014).

 O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil representa a principal causa de morte por câncer em mulheres. Objetivou-se Propor um projeto de intervenção educativa para elevar os conhecimentos sobre câncer de mama em mulheres.

Este projeto tem como finalidade promover através do Estágio supervisionado ll ações que ofereça uma melhor qualidade de vida á mulheres diagnosticadas com câncer de mama em conjunto com a equipe interdisciplinar do Associação dos Portadores de Câncer de Mama - APCAM.   De acordo com as diretrizes, é a través de espaços internos e externos de promoção à saúde e cidadania, com a capacidade de comunicação, proporcionando um diálogo entre comunidade e profissionais do serviço, que o Assistente Social desenvolverá junto a mulheres com câncer de Mama.

 Trata-se de um estudo de intervenção educativa com desenho quantitativo, bibliográfico e descritivo; a equipe vai a definir quais são os fatores de riscos reconhecidos é sua relação com o câncer de mama.

  1. HISTORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTADORES DE CÂNCER DE MAMA DO HC (APCAM) 

Associação dos Portadores de Câncer de Mama do HC (APCAM) foi criada em 1996. É uma entidade sem fins lucrativos, que tem como finalidade oferecer apoio biopsicossocial aos portadores de câncer de mama atendidos pelo Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFG. O prédio novo foi recentemente inaugurado e é um dos centros mais avançados na pesquisa e no tratamento do câncer de mama no Brasil. 

O estado de Goiás é o primeiro estado no país a oferecer, pela rede SUS, o exame de diagnóstico feito por meio de um aparelho chamado Mamótomo. Este aparelho permite que seja realizada a biópsia da paciente na sala de exames, dispensando a necessidade de levá-la para o Centro Cirúrgico. Isso contribui muito para a agilidade no diagnóstico e detecção do câncer de mama.

A associação conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos mastologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais do HC/UFG, que atendem mais de 800 pacientes em tratamento de câncer de mama.

A APCAM ajuda hoje 1.318 mulheres em tratamento no Hospital das Clínicas da UFG. Todas as voluntárias tiveram câncer de mama, venceram esta batalha e hoje ajudam nas atividades da APCAM.

A APCAM é mantida através de doações de pessoas física ou jurídica, entidades públicas, governamentais e não governamentais que, sensibilizadas e conscientes de seu papel humano e social na prevenção e promoção da saúde, procuram apoiá-la de alguma forma.

As doações são revertidas em prol dos pacientes em tratamento de câncer de mama, através da realização de atividades que desenvolvam a reabilitação social e profissional (oficinas de costura, artesanato, pintura) e de assistência material aos pacientes carentes. A APCAM também desenvolve atividades que incentivam a detecção precoce do câncer de mama, como a participação em campanhas e grupos educativos, conscientizando sobre a importância da prevenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (129.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com