TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola E Diversidade Cultural

Artigos Científicos: Escola E Diversidade Cultural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 6

A escola deve diversificar os métodos de estudo, a didática dos profs. em sala de aula. Analisando qual a etapa que se enquadra na criança, e como proceder para que haja um desenvolvimento maior, para que haja os ensinamentos da moral e da solidariedade, e para que haja acima de tudo o respeito, seja ele na opiniçao, na raça, na língua, na opção sexual (muitas vezes influenciadas pelos pais)... enfim... Respeito. A Escola deve auxiliar na criação da identidade do indivíduo. Orientando da melhor forma possível. Quanto as disciplinas, devem ser colocadas com base na atualidade, nos avanços modernos, mas também trazendo à tona o pensamento, a teoria, de pensadores que exerceram grande papel na sociedade, e trazendo também a reflexa

Inicialmente farei uma explanação onde será mostrada a fundamentação teórica acerca dos temas em questão, tais como os problemas relacionados ao gênero, enfocando a o tratamento em sala de aula de meninos e meninas e as múltiplas possibilidades de trabalho em equipe; diversidade étnica e racial, onde irei trabalhar mais profundamente o preconceito racial; orientação sexual e sexualidade, com relação aos problemas da gravidez precoce, o bullying e a homofobia na sala de aula, a questão dos jovens rurais e sua inclusão na escola urbana, e por última, mas não menos importante a questão indígena.

Mostrarei a importância da escola para a formação do individuo e para a sociedade em geral, e sua função social como instrumentos de desenvolvimento humano e formador de consciência e cidadania.

Será dado um tratamento especial aos planos de ação, dentre eles, Diversidade de Gênero, Relações Étnicas e Racial e Orientação Sexual e Sexualidade.

Entendemos que a igualdade é inventada quando construímos um jeito de caminhar e o impomos a todas as pessoas da sociedade ou a todos os presentes do sistema educacional. Passamos, então a viver e alimentar uma ilusão: o caminho igual para todos. E mais, a falácia torna-se uma determinação: os que não percorrem esse caminho são incapazes de aprender. Daí a exclusão, tem alunos que consegue e tem aluno que não consegue aprender. Especialmente quando se refere a inclusão das diversidades, somos desafiados a construir caminhos acessíveis, rompendo barreiras já existentes na sociedade.

2-Se a escola, como instituição social, não se limita ao acesso à cultura/conhecimento socialmente valorizado (e, na moderna sociedade urbano-industrial, parece que ela nunca se limitou a isso), é preciso que, dentro de condições historicamente determinadas, ela procure dar conta tanto do acesso à cultura como de se constituir em espaço de convivência social que favoreça e estimule a formação da cidadania. Com relação ao acesso à cultura, embora não possamos, e não devemos,desconsiderar a importância da utilidade prática que os conhecimentos adquiridos na escola devam ter, não se pode restringir o acesso ao conhecimento somente ao seu caráter utilitarista. Isto é, a escola, por suas características peculiares, talvez seja o único espaço social em que podemos atuar com o conhecimento como forma de crescimento pessoal, isto é, de considerar e colocar em prática que ?ampliar o conhecimento pessoal é meio para se lidar melhor com o próprio onhecimento?. Como espaço de convivência que favoreça o exercício da cidadania, a escola possui formas de organização, normas e procedimentos que não são meramente aspectos formais de sua estrutura, mas se constituem nos mecanismos pelos quais podemos permitir e incentivar ou, ao contrário, inibir e restringir as formas de participação de todos os membros da comunidade escolar. Nesse sentido, uma escola que pretende atingir, de forma gradativa e consistente, crescentes índices de democratização de suas relações institucionais não pode deixar de considerar, como parte integrante de seu projeto, o compromisso de participação. Com relação ao alunado, a escola como espaço de convivência social, se torna um centro de referência pessoal que marca os sujeitos que por ali passam, pelo simples fato de estar nessa e não em qualquer outra, fruto de traços que a identificam, a tornam única: as oportunidades de convívio, as atividades das quais participam, as formas pelas quais ?vivem? o cotidiano escolar.

A escola ainda é o principal foco de organização, sistematização e transmissão do conhecimento e o educador e o educando, os principais agentes nesse processo, embora divida a tarefa de educar com outros núcleos sociais, como a família, as comunidades e os meios de comunicação. A relação entre educação, escola e sociedade é alvo de uma transformação contínua, que influencia os modelos vigentes de eduçação, de escola e de sociedade. O desenvolvimento da escola guarda estrita relação com o desenvolvimento da sociedade e vice-versa. É através do conhecimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com