TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado

Por:   •  2/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

                                             ESTÁGIO SUPERVISIONADO

De acordo com o CFESS. O estágio supervisionado é uma atividade curricular obrigatório que se configura a partir da inserção do aluno no espaço sócio institucional, objetivando capacitado para o exercício profissional, o que pressupõe supervisão sistemático´´.

Sendo assim o estágio supervisionado é de extrema importância na formação do profissional, ele faz a ligação entre os mundos acadêmico e profissional possibilitando ao estagiário a oportunidade de conhecimento da realidade institucional, problematização teórico-método lógico constituindo um momento impar no processo ensino-aprendizagem, configurando-se como elemento síntese na relação teoria-prática na articulação entre pesquisa e intervenção profissional.

Por isso através do estágio o aluno terá um envolvimento em reais situações fazendo com que haja a integração do saber com o fazer. Com isso pode-se atribuir ao estágio um caráter reflexivo, ao qual coloca o acadêmico frente às constantes realidade do dia-a-dia profissional.

O estágio nessa perspectiva contribui para a formação acadêmica, na sua inserção á vivencia prático-profissional onde o aluno aplica seu conhecimento teórico, na vivencia real com o cotidiano do exercício da profissão, utilizando de técnicos e instrumentos que serviram como base para um aprendizado completo da formação profissional.

Os desafios que os alunos enfrentam durante o estágio é uso dos instrumentos do serviço social, pois estes dependem das ações executadas no campo e também da instituição que abriga o serviço social.

´´Os instrumentos comuns do serviço social, como cadastro sócio-econômico, parecer social, visitas domiciliares, projetos e outros podem ou não serem utilizados nas ações desenvolvidas pelo assistente social, o conjunto de variações mencionadas, o perfil do profissional é a própria ação efetivada pelo campo é que  vão determinar´´.

Por isso a presença do supervisor de campo torna-se indispensável, pois ele dará a direção ao acadêmico como utilizar os instrumentos para o conhecimento e realizações das ações dentro do campo.

Com isso é necessário que o estágio seja supervisionado por um profissional altamente qualificado, para estar contribuindo com o desenvolvimento do estagiário, mais muitas vezes o profissional não tem o preparo adequado para assumir a função de supervisor.

Muitos profissionais não supervisionam devidamente, apenas formalmente dá o nome de supervisor para constar nos documentos da Universidade de Ensino.

Outros desafios são que muitas instituições não oferecem condições para o estado da prática.

O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do(a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, e de desregulamentação do trabalho e dos direitos sociais.

Nesta perspectiva, “a diretriz que vem norteando o projeto de formação profissional é a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, acompanhada da denúncia dos efeitos deletérios da privatização do ensino superior.” (IAMAMOTO, 2007, p 444)

E ao(à) estagiário(a), sujeito investigativo, crítico e interventivo, cabe conhecer e compreender a realidade social, inserido no processo de ensino-aprendizagem, construindo conhecimentos e experiências coletivamente que solidifiquem a qualidade de sua formação, mediante o enfrentamento de situações presentes na ação profissional, identificando as relações de força, os sujeitos, as contradições da realidade social. A partir dessas considerações, teceremos as principais atribuições dos respectivos sujeitos: Do(a) Supervisor(a) Acadêmico(a):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com