TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado

Por:   •  2/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ELDA VANIA GONZAGA TEIXIERA

 

 

 

 

 

 

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO –SERVIÇO SOCIAL

 

 

 

 

MINEIROS-GOIÁS

2017


ELDA VANIA GONZAGA TEIXEIRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Trabalho  apresentado  como

requisito  parcial  para  obtenção

de  nota  na  Disciplina  Estágio

Supervisionado  I  do  curso  de

Serviço  Social  da  Faculdade

Estácio/Uniseb de Mineiros.

MINEIROS-GO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

2017

                                                                                                               SUMÁRIO

IDENTIFICAÇÃO……………………………………………………………………4

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………....5

IDENTIFICAÇÃO DA

INSTITUIÇÃO………………..............................................................................6

DESENVOLVIMENTO.......................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................10

REFERÊNCIAS................................................................................................12

IDENTIFICAÇÃO

Nome do estagiário: Elda Vania Gonzaga Teixeira

Telefone: (64) 992471341

Email:eldavgt@hotmail.com

Local de Estágio CRAS (Centro de Referência da Assistência Social)

Nome do supervisor de Campo: Flávia Cristina Nunes Ferreira

Nome do Supervisor Acadêmico: Sueli Sousa Vilela

Nome do Supervisor da Disciplina de Estágio: Adriana Ferreira Marques

Carga Horária: 135 horas

INDRODUÇÃO

O objetivo do presente relatório é evidenciar as conclusões das observações realizadas no estágio de observação supervisionado l do curso de Serviço Social à distância da Universidade Uniseb Interativo 5º Semestre. O mesmo foi observado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Mineiros- GO.

O Estágio traz experiência na vida do estagiário através do contato direto do ambiente escolhido onde será aplicado o que aprendeu na teoria, relacionando com a prática. O estágio por sua vez transmite a oportunidade de enfrentar os desafios da prática profissional que escolheu, sendo assim passará a compreender melhor o contexto da profissão que irá exercer.

A lei de nº 11.788 de 25 de setembro, do 1º diz que; visa à preparação para o trabalho produtivo de educando que estejam freqüentando o ensino regular em instituição superior.

A instituição CRAS( Centro de Referencia de Assistência Social) traz consigo o principal programa ofertado pela instituição de Proteção Social Básica do sistema Único de Assistência Social que é o PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) o mesmo desenvolve ações e serviços básico continuado para famílias em situação de vulnerabilidade sociais. Projetos e programas muito significativos também desenvolvidos pela instituição como: atendimento assistencial do Passe Livre do Idoso, Benefício de Prestação continuada, Programa Bolsa Família,) entre outros.

O benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal, ao idoso acima de 65 anos ou ao com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Para ter direito. É necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que ¼ do salário-mínimo vigente.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele.

IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Portelândia- GO, está localizado na Avenida Presidente Tancredo Neves- Centro, CEP 75835-000. É um órgão veiculado a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Portelândia- GO. É uma unidade pública estatal pela oferta de serviço continuado de proteção social básica de assistência social as famílias, grupos e indivíduo em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar. Também é a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que está voltada a articulação em todo território nacional das responsabilidades, vínculos e hierarquia do sistema de serviço, benefícios ações de assistência social de caráter permanente ou eventual.

O cadastro Único é o principal instrumento para o acesso da população de baixa renda e os programas sociais do Governo Federal. Para isso o Centro de Referência de Assistência Social (SUAS), como também é responsável pela organização dos serviços socioassistencial juntamente com o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direito e contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

A Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado, instituído pela Constituição Federal de 1988. A partir de 1993, com a publicação da Lei Orgânica da Assistência Social—LOAS, é definida como Política de Seguridade Social, compondo o tripé da Seguridade Social, juntamente com a saúde e Previdência Social, com caráter de Política Social articulada a outras políticas do campo social.

A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem. Realiza-se a partir de ações integradas entre iniciativa pública e da sociedade civil, tendo por objetivo garantir a proteção social à família, à infância, à adolescência, à velhice; amparo a crianças e adolescentes carentes; à promoção de integração à comunidade para as pessoas com deficiência e o pagamento de benefícios aos idosos e as pessoas com deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com