TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  25/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

1. Cite as principais características do Serviço Social tradicional.

É importante destacar que a reformulação na metodologia do serviço social tradicional não foi uma opção pura dos assistentes sociais ,visto que ela veio no bojo das mudanças do projeto desenvolvimento bem antes do regime militar.

As profissionais pioneiras escolheram o serviço social como uma vocação um gesto de renunciar pessoal que se sobrepunha ás necessidades materiais.Tais características conferem a profissão com alguns atributos relacionados á plena disponibilidade dos profissionais que ainda exigiam remuneração.

Nos anos 60 surgiram novas configurações ,que caracterizam a expansão do capitalismo mundial.Diante do crescimento da desigualdade social e da concentração de capital, O serviço social assume certas efetuações que sua visão tradicional e conservadora do mundo.

2. Qual a importância da igreja católica no surgimento do Serviço Social.

A igreja católica teve um papel muito importe no surgimento da profissão de serviço social, que começou como caridade de realiza aos menos necessitados. A caridade no passado realizado pela igreja, por maças da sociedade, foi surgindo a necessidade com o passar dos anos da existência de uma assistência social dos menos favorecidos, trabalhadores, que os auxiliasse nas suas buscas por uma vida melhor.

3. Elabore um comentário crítico explicando como foi o surgimento do Serviço Social no Brasil.

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com