TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  10/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

                      UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: CAPITALISMO E QUESTÃO SOCIAL

DOCENTE: PROFª. Mª: LENILZE CRISTINA DA SILVA DIAS

DISCENTES: ALINE FERNANDES LIRA

                      RENATA SILVA DANTAS

ESTUDO DIRIGIDO

REFERÊNCIA: IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Capital fetiche, questão social e Serviço Social. IN: Serviço Social em tempo de capital fetiche. São Paulo: Cortez, 2008 [p. 100-128]

1. O que é mundialização da economia?        Está ancorada nos grupos industriais transnacionais, resultantes de processos de fusões e aquisições de empresas em um contexto de desregulamentação e liberalização da economia.

2. Como se configura o capital financeiro? As empresas industriais associam-se às instituições financeiras (bancos, companhias de seguros, fundos de pensão, sociedades financeiras de investimentos coletivos e fundos mútuos), que passam a comandar o conjunto de acumulação, configurando um modo específico de dominação social e política do capitalismo.

3. Quais as consequências do aumento da dívida pública para as classes? O capital financeiro assume o comando do processo de acumulação e, mediante solicitação inéditos processos sociais, envolve a economia e a sociedade, a política e a cultura; o que é obscurecido é o seu avesso: o universo do trabalho (as classes trabalhadoras e suas lutas), que cria riquezas para os outros, experimentam a radicalização dos processos de exploração e expropriação; suas necessidades sociais e suas lutas sofrem regressão na prevalência do neoliberalismo, em favor da economia política do capital que se estendia devido às dívidas públicas.

4. O que é fundo público? O fundo público ocupa um papel relevante na articulação das políticas sociais e na sua relação com reprodução do capital. A presença dos fundos públicos na reprodução da força de trabalho e gastos sociais é uma questão estrutural do capitalismo.

5. A partir do século XXI inicia-se um novo ciclo de expansão do capitalismo e redefinem-se as novas soberanias nacionais, onde a "santíssima Trindade do capital geral" são as principais porta-vozes das classes dominantes. Quem são? Onde? Quando? E porque elas surgem? A "Santíssima Trindade do capital geral" se redefine nas soberanias nacionais, com a presença de corporações transnacionais e organizações multilaterais, sendo o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio formam a Santíssima Trindade que surgiu nos anos 80, na União Europeia para expandir o processo do capitalismo pelo o mundo e aumentar a mais valia extraída da exploração capital variável, redesenhando o mapa do capital mundial. Essa estratégia dos grandes grupos industriais uniu os mercados em prol do grande lucro obtido.

6. O que significa os programas de ajustamento estrutural impostos pelo fundo monetário internacional e pelo banco mundial? Os recursos financeiros originalmente extraídos do meio da produção são recebidos para o Estado por meios fiscais, para sua distribuição social e geográfica. Esses recursos financeiros, é dominado pelas finanças, que se apropriam do Estado, deixando-o paralisado, reduzindo os repasses para a sociedade, deixando um sentimento de insatisfação para a grande maioria, pois o fundo público é destinado para alimentar o mercado financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com