TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Caso Fundamentos da Administração

Relatório de pesquisa: Estudos de Caso Fundamentos da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.418 Palavras (10 Páginas)  •  3.745 Visualizações

Página 1 de 10

Unip- Universidade Paulista – Campus Paulista

Turma: Gestão Financeira 4° semestre

Prof: Edmundo Valter Teixeira

Estudos de Caso

Fundamentos da Administração

1- A Tecno Componentes

Estevão Marques foi promovido a Gerente de Produção da Tecno Componentes. A empresa produz materiais eletricos e está perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e á consequente perda de competitividade.

Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

Estevão deveria observar e mensurar toda linha de produção, afim de coletar dados que lhe forneçam uma “macro análise” da situação vivida pela empresa. Com esses dados ele será capaz de analisar a(s) causa(s) do elevado custo industrial.

Passada essa primeira etapa, Estevão deve propor um método capaz de racionalizar a linha de produção, para reduzir custos e aumentar a eficiência e a produtividade.

2- A Desconfiança Gerencial

Dora Lopes sempre foi uma pessoa muito desconfiada e relutante. sua maior preocupação é que nenhum de seus funcionarios fique vadiando nos corredores da fábrica.

Quase sempre, Dora percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando.

1. Você acha isso correto?

Não.

2.Como ela deveria proceder ?

Dora deveria usar das ideias de Taylor da Administração Científica. Para que as normas sejam cumpridas os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas e para que a produção normal seja cumprida os empregados devem ser

treinados para aperfeiçoar suas aptidões. E ela, sendo a pessoa que administra a fábrica deve criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico além de remunerar melhor aquele que produz mais.

Assim ela com confiança em seu novo método de administrar poderia se ocupar com os seus demais afazeres ao invés de ter que percorrer a fábrica toda.

3- A Tecno Componentes

O primeiro passo de Estevão Marques como gerente de produção da Tecno Componentes foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da fábricas. Queria definir tempos- padrão para poder planejar o trabalho: qual o tempo médio de produção para cada produto e ,consequentemente,saber quantos produtos poderia fabricar por hora,por dia, por semana,poo mês. Isso lhe proporcionaria uma ideia do custo da mão de obra por produto.

Como você poderia ajudar Estevão ?

Sugerindo que dividisse e subdividisse todos os movimentos necessários a execução de cada tarefa numa série ordenada de movimentos simples, eliminando os movimentos inúteis e simplificando os úteis. Dessa forma torna-se possível padronizar o método de trabalho.

Propondo, também, que cronometrasse o tempo médio para a execução de cada tarefa, o que permitiria a fixação de um tempo-padrão.

Padronizando o método de trabalho e o tempo destinado a sua execução, investindo em maquinas para auxiliar na execução de cada tarefa Estevão poderá ter uma idéia mais precisa da qualidade e dos custos da

mão-de-obra por produto.

4- Produtividade da BMZ

João Salgado é gerente da fábrica de motores da BMZ.

Sua responsabilidade é manter a fábrica funcionando regularmente e com eficiência.

João não consegue alcançar os padrões alcançados por outras fabricas concorrentes, que atingem uma média de 10.000 motores anuais por empregado.

João pretende melhorar a produtividade, que não chega a alcançar 7.000 motores por ano por empregado.

O que fazer?

João Salgado deve primeiro analisar qual é o problema que seus empregados estão enfrentando para então solucioná-lo.

Se o problema for o espaço físico inadequado, João deve organizar melhor este espaço afim de eliminar movimentos desnecessários e simplificar os movimentos necessários, além de dar um conforto maior a seus funcionários para assim evitar a fadiga e consequentemente a queda na produção.

Se o problema é a falta de especialização dos funcionários João deve dividir o trabalho em várias tarefas simples e dar ao funcionário o treinamento necessário para desempenhá-las.

Se o problema for a vadiagem dos funcionários deve-se fazer um estudo para então estabelecer o tempo padrão de rendimento e então incentivar, através de gratificações financeiras, que os funcionários produzam além desse padrão estipulado.

Dessa forma os resultados certamente lhes serão favoráveis.

5- A Tecno Componentes

O segundo passo de Estevão Marques foi aprimorar os métodos de trabalho. Pretende racionalizar o trabalho eliminando movimentos inúteis e aprimorando movimentos úteis.Quer reduzir

em 20% o tempo de produção graças á melhoria de métodos de trabalho.

O que você faria em seu lugar?

Afim de reduzir o tempo de produção, Estevão deveria fazer um planejamento do método de trabalho, treinar os funcionários, preparar máquinas e equipamentos em um arranjo físico e disposição racional, controlar o trabalho para se certificar de que esta sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto, estabelecer instruções precisas, oferecer incentivos aos funcionários para aumentar o rendimento e a eficiência e oferecer remuneração proporcional ao trabalho.

6- Expansão da MMWX

MMWX é uma indústria produtora de peças para autos.

A fabrica precisa aumentar sua produção em 15% no proximo ano. para tanto, deverão ser contratados cerca de 80 novos empregados, além de alterações em máquinas e equipamentos e nos métodos de produção.

Como você procederia nessa situação?

Fazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com