TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experiência de conhecimento

Resenha: Experiência de conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

A Experiência do Conhecimento

Os homens se diferem dos outros animais pela capacidade de conhecer, refletir e buscar conhecimento, pois diferente dos outros animais o ser humano possui a razão. O conhecimento é uma maneira dos seres humanos se afirmarem no mundo, pois esse processo mostra a eles que jamais são coisas prontas na medida que estão sempre se atualizando. O ser humano como ser pensante pode construir o conhecimento, usar o conhecimento e posicionar-se diante do conhecimento.

Construir conhecimento significa se utilizar de uma linguagem para falar de um objeto, sobre o qual está sendo pesquisado, em uma relação dialética. O conhecimento quando falado pode ser facilmente repetido e manipulado, mas quem somente ouviu jamais terá a mesma maturidade de quem o elaborou. Então, o conhecimento no seu processo de elaboração só tem sentido no ato de sua criação, pois depois pode se dispensar a capacidade humana, já que hoje dispomos de máquinas que é capaz de obecer uma pura cadeia de “raciocínio” colocada em etapas. Devemos lembra que a construção do conhecimento não é um processo espontâneo. É por essa razão que não podemos ser cientistas espontaneamente, para alcançarmos a ciência precisamos de uma longa fundamentação, precisamos entender a nossa própria maneira de pensar cientificamente para que possamos aplicar a ciência.

O uso do conhecimento pode ser expressao através do trabalho técnico, pois para isto é necessário um estudo de fórmulas e conceitos. No entanto, o ser humano se apega muito aos conceitos sem o aspecto reflexivo, fazendo com que ele não desenvolva o que é especificamente humano. Os homens que só estão preocupados com o uso do conhecimento, perdem o verdadeiro sentido do conhecimento. As facilidades tecnológicas criam uma ilusão de que a ciência e a tecnologia podem tudo, assim como o sentido da prova experimental cria a ilusão de verdadeiro fazendo com que os seres humanos aceitem essa “verdade” sem questionamentos. É por essa razão que precisamos nos posicionar diante do conhecimento, não podemos nos restringir a técnica negligenciando as outras formas do saber como a filosofia,mito e a teologia. Portanto pensar e posicionar-se criticamente em relação a cada uma das áreas do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com