TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressões da questão social

Por:   •  30/6/2017  •  Resenha  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Paula Talita Ferreira Santos

RGM:15334899                                       Polo de apoio presencial: Franco da Rocha

Disciplina: Expressões da questão social                      Profª Regina Bonança

Nosso estudo nos aponta uma série de situações decorrentes das mudanças nos meios de produção e as novas configurações presentes no mundo do trabalho a partir das reestruturações pelas quais o sistema capitalista vem passando.

Essas reestruturações modificaram não apenas os meios de produção, mas principalmente o seu gerenciamento e sua organização social.

Em meio a tantas mudanças, analisemos, então, as seguintes questões:

[pic 1]

Tendo como base o que foi apreendido nesta unidade sobre as exigências do mercado de trabalho formal, responda:

a) Quais seguimentos encontram maiores dificuldade de ingressar no mercado formal de trabalho?

b) O que desencadeou a flexibilização das formas de contratação de mão de obra e do exercício do trabalho feminino no Brasil?

        Atualmente observamos que os jovens de baixa renda têm grandes dificuldades de entrar no mercado formal de trabalho, já que geralmente residem nas periferias dos grandes centros urbanos, não atendem o perfil das empresas já que buscam pessoas com graduação e ás vezes experiência com outros idiomas, o que estes não possuem já que estudaram suas vidas em escolas públicas sem acesso á escolas de idiomas e uma educação precária e cheia de déficits, a maior justificativa para não contratação é falta de experiência.

        Outro grupo também excluído do mercado de trabalho são os idosos, por conta dos problemas de saúde, atualmente um novo desafio surgiu para esse grupo que é o contato e conhecimento com as novas tecnologias, os idosos geralmente não manuseia com a mesma facilidade que os jovens os aparelhos eletroportáteis, dentro disso as empresas não contratam com medo de estes adoecerem e sempre ficar afastados do serviço, as indústrias justificam afirmando que não atendem ao perfil da empresa.

        As mulheres também encontram grandes dificuldades em contratação já que ficam mais tempo afastadas dos serviços por conta de licenças maternidade e médicas para cuidar dos filhos, mas ainda assim conseguiram se fazer presente no mercado formal de trabalho através das indústrias têxteis, porém essa flexibilidade também é precária, pois as mulheres ganham salários inferiores  aos homens e geralmente trabalham em péssimas condições, preferem contratar homens solteiro e sem filhos alegando que as mulheres não se encaixam no perfil de profissional que a empresa busca.

        É notório que o setor industrial sempre terá uma justificativa para excluir pessoas de mercado formal de trabalho e padronizá-lo conforme seus interesses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (64.8 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com