TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expressões da questão social

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 6

Marília-SP

2013

LOURDES CRISTINA DE ALMEIDA FERREIRA

CENTRO DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS E SOCIAIS APLICADAS

SERVIÇO SOCIAL I

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: PASSADO E PRESENTE

O QUE MUDOU?

Marília-SP

2013

EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL: PASSADO E PRESENTE

O QUE MUDOU?

Trabalho de produção textual apresentado ao curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Ciência Política, Filosofia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos e Sociologia.

Orientador: Prof. Giane Albiazzetti

Prof. Márcia Bastos de Almeida

Prof. Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi

Prof. Sergio Goes

LOURDES CRISTINA DE ALMEIDA FERREIRA

“ATÉ AGORA OS FILÓSOFOS SE PREOCUPARAM EM INTERPRETAR O MUNDO DE VARIAS FORMAS. O QUE IMPORTA É TRANSFORMÁ-LO” Karl Marx.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................. 4

2.1 O surgimento da questão social ............................................................................ 4

2.1.1 O serviço social: passado e presente no Brasil ................................................. 5

2.1.1.1 Expressões da atualidade ............................................................................... 5

2.1.1.1.1 Uma mudança de direção.............................................................................6

2.1.1.1.1.1 A sociedade se manifesta.........................................................................6

3 CONCLUSÃO............................................................................................................8

4 REFERÊNCIAS.........................................................................................................9

3

1 INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é fazer uma análise das diferentes formas da questão social e das mudanças ocorridas comparando, passado e presente e como estas mudanças interferiram e interferem no desenvolvimento do profissional do serviço social, e também como os profissionais se “apropriam” da questão social e seus problemas, a influência das ONG’S, da igreja e do estado e a parcela que cada um destes, tem na solução da questão social e também como enfrentar estas mudanças da questão social na atualidade.

4

2 DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTODESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO

2.1 O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL

Primeiramente devemos procurar compreender o que seria a questão social. A questão social teve inicio devido a mudanças de cunho político, econômico e social impulsionadas pela industrialização da Europa ocorridas no séc. XIX. A partir do momento que os trabalhadores começaram a ter consciência que estavam sendo explorados e começam a exigir (com influencia de sindicatos e partidos políticos) do estado, soluções para os problemas que tiveram advento junto com a modernização dos meios de produção. De acordo com Garcia, Ramos e Bonadio (2009, p.1):

A produção industrial impôs uma nova fisionomia ao contexto social, e surge um novo tipo de regulação que se rege pelo estatuto do direito do cidadão e do dever do Estado, e este era sempre moldado às exigências do capitalismo.

A partir de então, lentamente algumas conquistas ocorreram. No Brasil, devido ao sistema colonial baseado principalmente na escravidão. A questão social teve o seu processo iniciado bem mais tarde e o principal foco da questão social no Brasil sempre foi e continua a ser a desigualdade social. A partir da década de 80 com o fim da ditadura e ainda segundo Garcia, Ramos e Bonadio (2009 p 3).

A principal e mais importante resposta às lutas sociais desse período de transição democrática, foi a Constituição Federal que garantiu os direitos sociais, e conferiu caráter político à Questão Social.

Já a partir da década de 90 aparecem novas expressões da questão social, mas na verdade apenas e mudaram os termos, pois os problemas continuam os mesmos. O capitalismo modernizou-se e não se preocupa mais em gerar empregos, o estado também se modifica e ressurge a filantropia social.

Podemos dizer que as expressões da questão social mudam de tempos em tempos. No inicio do séc. XIX a luta era basicamente por direitos trabalhistas, menor jornada de trabalho. Depois da conquista destes direitos, o foco toma um novo rumo, partindo para a manutenção dos direitos e a luta por novos

5

como a fome, o analfabetismo, saúde, direitos para a terceira idade etc.

2.1.1 O serviço social: passado e presente no Brasil

O serviço social surgiu a partir de um novo pensamento que vislumbrou superar as ações caritativas na sua maioria desenvolvidas pela igreja e dispersas, sem um padrão que atendesse o enfrentamento da questão social. A falta de uma legislação no inicio do século dificulta mais ainda ações concretas. Vamos observar a incapacidade do estado em criar e dar continuidade a um trabalho que atenda as necessidades da população. Alguns empresários desenvolveram uma política de assistencialismo criando vilas com creches e escolas, mas em contrapartida rebaixava os salários além de controlar o tempo “livre” do trabalhador. Devemos ressaltar também:

As formas de enfrentamento da questão social pela Igreja em nenhum momento irão colidir com os interesses do Estado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com