TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

[pic 3]

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

                                                                       


[pic 4]

SUMÁRIO

1-Introdução.....................................................................................4

2-Política Social................................................................................5

3- Ghandi X Serviço Social...............................................................6

4- Constituição Federal de 1998.......................................................10

5- Política Social e a profissão do Assistente Social.................................................................................................10

 Considerações finais.........................................................................12

 Referência........................................................................................14


1- INTRODUÇÃO

Por meio deste relatório apresentaremos em uma síntese o que é política social e qual a relação na formação da profissão Serviço Social. Sendo adquirido conhecimento nas áreas das políticas publicas para que possamos utilizar esse mesmo conhecimento na prática da profissão.

Mostrando de forma sucinta nesse relatório o surgimento da política social e como está ligada diretamente a Assistência Social. 

Será apontada a diferença entre política e política social e de que modo as manifestações sociais influenciaram e influenciam até nos dias atuais para que entre em ação essas políticas visando o bem estar da sociedade.


2 – Política Social

Política em um significado geral quer dizer, a arte de governar uma nação ou estado, sendo gerado um governante de forma direta ou indireta publica. No geral a política social visa o bem estar das classes trabalhadoras, surgiu em meio a crise industrial.

Com o inicio de responsabilidade do estado os cuidados do bem estar das classes trabalhadoras, deu-se inicio as políticas sociais visando as classes desprivilegiadas, mas na realidade continuou a atender as necessidades da classe dominante que no caso é a burguesia os feudais.

Permanecia o interesse em manter o controle da classe trabalhadora e mão de obra barateada, porem deu inicio a uma revolução de reivindicações por parte das classes operarias, dando inicio a uma nova política social.

Quando se trata na contemporaneidade a política social tem sido de grande importância em buscar beneficiar os cidadãos garantindo seu bem estar, ou seja, garantindo pré-requisitos básicos para uma vida de qualidade e de inserção social dos cidadãos.

Abrindo espaço para sindicatos, reivindicações sociais os chamados “movimentos sociais”.

Política e política social tem em comum um único objetivo: visar o bem estar da sociedade, quando o estado faz política é baseado em amparos legais dos quais são de suma importância para ordenar o bom funcionamento estatal, quando atua no atendimento básico para o bem estar da população dar-se inicio a política social. A política e a política social amparam diferentes classes sociais cada uma defendendo a classe social de interesse.

A política social para um profissional na área de assistência social ainda é para muitos um assunto complexo, mas a partir da Constituição Federal de 1988 – CF/88 - e o surgimento da Lei Orgânica de Assistência Social de 7 de dezembro de 1993 – LOAS/93 – podemos atestar o Serviço Social como política social.

A atuação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS – é por muitos ainda criticada, não é vista como uma política social e ainda vista como a não mais importante atuação do estado já que segundo LOAS  a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social .

É dever do Estado garantir repasse de verba para os municípios para o atendimento básico ( previdência, saúde, educação, formação profissional e etc.).

Para um assistente social a política implantada no Serviço Social é aquela que visa o bem estar das classes sociais vulneráveis, sendo assim é uma política social.

Para o Estado ainda é conveniente favorecer a classe dominante com a política social, no intuito de controlar em relação a movimentos sociais e sindicais visando a Assistência Social como fonte para acalmar a opressão desses movimentos.

Até o pós-guerra (segunda guerra mundial), era desordenado e inconstante a política social até ser criada Legião Brasileira de Assistência (LBA), em 1942 enquanto o poder ainda era de Getúlio Vargas, dando inicio a participação do estado, mas ainda sendo visada como assistencialismo. Somente após a constituição de 88 é que começa grandes mudanças na área da Assistência Social.

Segundo Iamamoto e Carvalho em – 1982 – a constituição das políticas sociais e a formação da profissão Assistente Social estão vinculadas na criação.

O tema da política social, portanto, seja de um ponto de vista histórico-conceitual, tem sido central para a área de Serviço Social, no debate profissional, na pesquisa científica e na formação profissional nos anos 1990 ( Behring e Boschetti, 2011, pag.19 plt).

Para um profissional da área de Assistência Social a profissão é política social visando o bem estar da população em situação de risco e a garantia dos direitos de qualquer cidadão que tiver os direitos violados.

                                                                            “O homem é um animal político”

                                                                                                     Aristóteles

3 – Ghandi X Serviço Social

Ghandi foi um líder do movimento de independência não violento, onde priorizava a paz o respeito pelo próximo. Ainda jovem encontrava-se na África do Sul  período este que viu com seus próprios olhos um regime de extrema discriminação racial e chega-se a acreditar que tudo começou quando ocorreu o  fato em que foi expulso de um trem por se recusar a deixar a primeira classe.A Africa era alvo do racismo onde duas raças não se podiam misturar, não podia receber ajuda e nem oferecer era como se fossem uma vergonha sua existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (319.8 Kb)   docx (619 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com