TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLITICAS SOCIAIS

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS – Fundamentos das Políticas Socias

Etapa 1

Passo 2

Pesquisar em várias fontes o significado da palavra Política.

Fonte: Dicionário Aurélio

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica

Fonte: http://www.brasilescola.com/politica/

Fonte: http://www.significados.com.br/politica/

Fonte: http://conceito.de/politica

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1807877-pol%C3%ADticas-sociais-fundamentos-hist%C3%B3ria/

Fonte: http://creasararunapb.blogspot.com.br/2013/02/a-funcao-do-educador-social.html

Fonte: http://educacaosocial2009.blogspot.com.br/2009/11/papel-do-educador-social.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_(Arist%C3%B3teles)

http://www.cfess.org.br/

No contexto do Serviço Social, para um profissional que atua nesta área, o que é Política?

        Os Assistentes Sociais possuem como ferramenta de trabalho a elaboração de Políticas Públicas para garantir os direitos dos cidadãos menos favorecidos, e dos cidadãos que dela necessitam, como exposto em nossa Constituição. Mas, antes das Políticas Públicas temos a Política (com sua função essencial), que verificaremos em várias fontes e sites, o seu significado e a analisaremos, posteriormente.

        Primeiramente, no Dicionário Aurélio, uma das definições de Política seria a arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos.

        Outra definição encontrada para Política temos no Wikipédia, sendo Política denominada a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados.

        Para Nicolau Maquiavel (italiano do Renascimento), historiador, poeta, diplomata, músico e reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Em seu livro, O Príncipe, define como política sendo a arte de conquistar, manter e exercer o poder, do próprio governo.

        Segundo o site Significados temos como Política a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis (cidade) que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público.

        Em outro site, Conceito, temos mais uma definição para Política, seria uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Também pode ser definida como sendo o exercício do poder para a resolução de um conflito de interesses. A utilização do termo passou a ser popular no século V a.C., quando Aristóteles desenvolveu a sua obra intitulada precisamente “Política”.

        Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.

Segundo Aristóteles:

"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política" (Pol., 1252a).

Os livros I, II, e III são introdutórios e versam sobre temas como teoria do Estado e classificação das várias espécies de constituição; os livros IV, V e VI tratam da prática política, da natureza das várias constituições e dos princípios que as regulam; os livros VII e VIII especulam sobre a política ideal, analisando a estrutura da melhor cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (173 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com