TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL V LAYS KRISLIANNE DOS SANTOS MONTEIRO

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL V

LAYS KRISLIANNE DOS SANTOS MONTEIRO

QUESTÕES

  1. Segundo o texto, qual o cenário histórico que propiciou o Movimento de Reconceituação na América Latina?

Durante os anos de 1960, observou-se uma profunda erosão do Serviço Social tradicional em muitos países, que historicamente se explicava por uma crise do capitalismo nesse período. Crescia, também, a onda de movimentos reivindicatórios das classes subalternas que se opunham à ordem burguesa, inclusive a categoria do Serviço Social. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social estava diretamente ligado com a generalizada recusa do imperialismo norteamericano. A América Latina como um todo se une ideologicamente e a categoria de assistentes sociais se mostra favorável a uma renovação profissional e a uma luta contra o conservadorismo.

  1. Quais os grandes blocos do Movimento de Reconceituação e o que defendem?

Dessa “grande união” formam-se dois blocos: os reformistas-democratas (que propunham projetos desenvolvimentistas) e os radical-democratas (que propunham uma radical ruptura com o conservadorismo profissional e a exploração imperialista). Porém, ambas as propostas não puderam ser efetivadas, devido à intensa repressão das ditaduras e o Movimento de Reconceituação se viu inconcluso por enquanto.

  1. Porque a Reconceituação foi um movimento incompleto?

Durante as ditaduras militares, patrocinadas pelos EUA, há 40 anos, o Serviço Social latinoamericano atentou para a urgência de se desvincular do conservadorismo e tradicionalismo profissionais. Afinal, o momento era propício para reivindicações democráticas e revolucionárias, diante de tamanha repressão do governo militar burguês. A Reconceituação foi obrigada a estacionar durante a ditadura, mas não se findou definitivamente (na década de 1970, a criticidade na teoria e na prática do Serviço Social veio para ficar). Mas foi com a ditadura, e as consequentes manifestações das classes subalternas, estudantis e trabalhadoras, que o Serviço Social pôde encontrar subsídios para um começo de renovação na profissão. Desta forma se deu o advento do Serviço Social crítico.

  1. Explique as conquistas e os limites o Movimento de Reconceituação, bem como os seus equívocos e descaminhos para o Serviço Social?

A Reconceituação proporcionou e conquistou grandes coisas: a necessidade de intercâmbio entre os países da América Latina e uma grande união em reivindicações entre eles; explicitou a tão necessária dimensão política da ação profissional; permitiu ao Serviço Social se aproximar do aspecto crítico das ciências sociais (inclusive com o marxismo); o pluralismo profissional, ou seja, a influência de diversas fontes do conhecimento; e, principalmente, a reivindicação da categoria pelo poder de planejar e pesquisar as políticas sociais e não apenas executá-las. Isso trouxe nova imagem ao Serviço Social, que estava trilhando o caminho como profissão intelectual.

Assim como conquistas, o Movimento de Reconceituação cometeu equívocos também: o ativismo político da categoria não diferenciou profissão de militantismo; a recusa cega de qualquer teoria que não fosse latinoamericana; o “confusionismo ideológico”, onde procurou-se unir pensamentos de ideologias totalmente diversas entre si, como por exemplo a união do marxismo com o cristianismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com