TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família e Trabalho na Reestruturação Produtiva

Por:   •  4/5/2015  •  Seminário  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

O processo migratório e suas influências na construção do valor trabalho remuneração e renda

Rejane Rodrigues de Sousa

Serviço Social 3º Periodo Flex

Picos

2014

SUMARIO

Introdução ______________________________________________01

Desenvolvimento _________________________________________02

Conclusão _______________________________________________03

Referencias ______________________________________________04


Introdução

A imigração é um elemento que faz parte do processo da dinâmica populacional desde às civilizações primitivas quando a prática do nomadismo se fazia presente na luta pela sobrevivência humana.
A migração não é importante apenas para as pessoas que trocam de local de domicílio. Ela também influencia de maneira decisiva em muitos outros aspectos com: no desenvolvimento de cidades regiões e países, no crescimento das populações das cidades, na troca de conhecimento e tecnologias entre os povos, no mercado de trabalho de uma maneira geral, portanto assim como as pessoas se modificam quando mudam de cidade, as cidades, regiões e países também se modificam de tal forma que algumas passam a ter um novo perfil diante da presença transformadora dos imigrantes. 
No caso do Brasil em particular, com o fim do tráfico negreiro e da escravidão e a necessidade da utilização da mão-de-obra para trabalhar na lavoura somada a caótica situação econômica em que se encontravam os Europeus em meados do século XIX muitos imigrantes foram atraídos à procura de melhores condições de vida e trabalho. Esses migrantes foram responsáveis por um aumento considerável da nossa produção de café trabalhando como empregados ou proprietários de terras e estiveram presentes também, no processo de industrialização do Brasil ajudando na urbanização das cidades, portanto o trabalho dos imigrantes caminhou paralelamente ao desenvolvimento e a diversificação econômica brasileira. 
atualmente o mais importante fator que contribui para migração são as desigualdades regionais e o desemprego que provoca o êxodo tanto da zona rural quanto de cidade para cidade. a busca por trabalho faz com que muitos desempregados saiam de seus locais de origem para buscar melhores condições de de renda .O fenômeno da globalização faz com que as distâncias diminuam facilitando o fluxo de pessoas que se mudam de um lugar para outro, nesse contexto o grande problema é a grande quantidade de migrantes que se deslocam para cidades que muitas vezes não estão preparadas para absorver tantas pessoas, pois os empregos não são suficientes, em consequência disso as cidades tornam-se superpopulosas e os migrantes são obrigados a morar em favelas sem resolver seus problemas relacionados ao trabalho, remuneração e renda. 

01

Desenvolvimento

O movimento em que o homem se dirige de uma região para outra modificando a composição das populações é o que chamamos de migração. 
Segundo Pieruccini e Iwake (2003) a partir do início do século XX a formação econômica do Brasil tem sido influenciado pelos movimentos migratórios que acontecem em grande escala pela busca de melhores condições de trabalho em áreas urbanas que cidades onde existiam diversas indústrias assistiram ao desaparecimento das mesmas. As áreas urbanas com menos fábricas e sem o crescimento econômico e empregos impulsionaram vertiginosamente a favelização das áreas urbanas.
O processo migratório para os Estados Unidos no início do século XX levaram os sociólogos americanos a verem a migração como um problema. Com a impossibilidade da eliminação da mão-de-obra no processo de aquisição de riqueza o trabalho vem assumindo um novo aspecto e se torna a cada dia precário, terceirizado e informal.
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e seletivo o que exige uma qualificação profissional que muitos imigrantes não possui. A sociedade global muda a vida de todos sob o regime neoliberal e da globalização, cada vez menos pessoas consegue conquistar, através de árduo trabalho o mínimo e modesto bem estar. 
Com a globalização e as novas tecnologias o mercado de trabalho se ampliou ternando-se bastante competitivo passando a exigir mais capacitação de forma a atender às exigências do mercado de trabalho punindo severamente àqueles que não possuem a capacitação exigida por não possuírem nem mesmo condições de sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com