TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]FACULDADE ANHANGUERA - UNIDERP

GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL (CEAD)

Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS.

Disciplina: Filosofia Aplicada ao Serviço Social

Prof.Dr.Potiguara Acácio Pereira

Alunos: Erica Palma de Jesus

RA 4523809605

Georgette Caleff Alves de Melo

RA 4337798917

Ivete Aranha Piovesan

RA 4322809682

Maria Candelária Lyra

RA 3885771528

Marizilda Sueli Cantelli

RA 4975826183

Pedro Aderbal Rodrigues

RA 4948935885

Silvia A. de Carvalho Simon França

RA 4346852190

Indaiatuba – SP

2º Sem/2012

Postagem em 14/09/2012

Primeiro Relatório Parcial - (Etapa 1)

Somos seres humanos,  seres com inteligência  e capacidade de reflexão,  seres adaptáveis,  o único ser que modifica o meio a seu favor.Apesar de toda a nossa capacidade intelectual,  habitualmente e no decorrer da história podemos ver isso,  somos imediatistas e muitas vezes irresponsáveis,  porque fomos nos utilizando de todas as nossas habilidades para construir um mundo  "melhor" , sem pensar nas consequências.

Vivemos num mundo onde imperam as desigualdades,  estas criadas pela nossa sede de ter,  conquistar,  possuir,  dominar,  vencer,  a todo custo,  a qualquer  preço.

Criamos leis,  regras que muitas vezes não são cumpridas,  gerando a desarmonia coletiva,  a violência,   a corrupção,  a opressão,  a guerra,  a exclusão.

Conseguimos  criar  uma sociedade,  onde a maioria é excluída e discriminada por uns poucos que por ocupar o poder,  nos controla, nos oprime,  nos massifica  e nos massacra,  e o pior,  é que essa maioria,  quase sempre não se dá conta disso.Isso faz com que a massa deixe de ser compacta e perca a sua força diante de tanta desigualdade.

O que vemos então são grupos isolados,  defendendo suas causas,  como por exemplo os homossexuais que pouco conseguem,  por serem uma minoria diferenciada,  que fogem aos padrões  pré determinados  pelas classes opressoras,  entre elas  o clero.

Ficamos indignados e angustiados sim,  por estarmos de pés e mãos atados diante dessa realidade  cruel  e  revoltante.

Sabemos que somos a maioria e que juntos teríamos condições de virar esse jogo, mas por outro lado também sabemos que não temos poder  para esclarecer essa população massificada,  que  "depende"  das políticas sociais  e  se  acomoda  diante  das  migalhas  que recebe.Essa  grande  massa é dominada pelas precárias  condições de sobrevivência e  pelo pouco grau de instrução,  por um Estado que tem como objetivos políticas paternalistas,  e as que  deveriam  ser  apenas  usadas  como  medidas provisórias,  com  relação  a  população  mais carente,  passa a ser   a  política  exercida para  a  contenção  das massas,  para  a  massificação  dos pobres,  que sempre serão pobres e dependentes,  já que não se tem uma educação de qualidade, não se tem acesso a cultura,  nem ao lazer.

Nos  são negados os direitos básicos, que estão na nossa Constituição,  como direito a vida, a moradia,  a saúde,  a educação,  ao lazer,  e assim somos controlados e pacificados pelas esmolas que nos são dadas,  sem que tenhamos sequer consciência de que  não nos resta nem  ao  menos  a dignidade de caminhar  com nossas próprias pernas,  já que o que ganhamos nos faz dependentes  do Estado  controlador.

Segundo Relatório Parcial (Etapa 1)

Sendo que o  primeiro objetivo da reflexão filosófica é ter o conhecimento que dá o sentido e orienta  a  vida, consideramos que atualmente estão presentes as concepções filosóficas sobre conhecimento,  valores,   natureza,  beleza  e o  homem,  e  essas indagações direcionam  as práticas humanas e sociais.

O caráter investigativo da filosofia aplicada  ás questões sociais,  nos faz refletir sobre os problemas buscando soluções para melhorar a vida das pessoas.

A Filosofia no Serviço Social é fundamental,  tendo em vista que se faz necessário investigar e refletir  sobre  os  reais  motivos  dos  problemas,   se  aprofundando  nas  suas  causas  e  as possibilidades  de solucioná-los  da  melhor  forma.

Infelizmente vimos ainda muitos assistidos que não querem ter autonomia, por se tornar mais cômoda a situação de dependência.

Apesar disso,  se fazem crescentes as ações sociais que visam não só prover as necessidades momentâneas dos assistidos, mas  através de programas sócio-educativos,  explorando as suas potencialidades,  procuram  reinseri-los  à  sociedade,  fazendo  assim  com que  a dependência  seja temporária,  e com  que num  curto período  de  tempo os assistidos tenham  uma profissão e/ou  qualificação para prover seu sustento  e manter  suas famílias.

Essa nova direção,  faz com que  o  assistente social deixe de exercer  a  função assistencialista  e passe  a ser um agente  reabilitador, minimizando, com sua interferência  os problemas de  desigualdade  e  carência social.

Terceiro Relatório Parcial (Etapa 2)

A música "Comida" de Arnaldo Antunes reflete sobre os anseios do ser humano, não somente ao sustento do corpo, mas dos  anseios psicológicos e espirituais,  anseios mais subjetivos.

Não queremos só comida e água, queremos algo mais, queremos criar e usufruir,  queremos ser felizes!

Você tem fome de quê? Temos fome de várias coisas, entre elas a de  educação e de cultura.

A música é uma imensa crítica a uma sociedade que se tornou estática de produção e recepção de cultura e arte.

O ser humano não deve se contentar em  apenas trabalhar e conseguir o mínimo necessário para sobreviver, tais como: moradia,  comida,  saúde,  transporte,  e etc.

Um dos direitos (assegurados pela Constituição),  é o acesso a cultura e ao lazer,  é assim que se humaniza, que se  percebe o outro, que se  cria e se transforma a realidade social de forma dinâmica e criativa.

A prioridade de investimento deveria ser na nossa população,  principalmente  a mais carente  e  excluída,  aquela que nunca viu um espetáculo teatral  ou musical, ou visitou um museu, ou assistiu a qualquer outra exposição artística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com