TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finançasd Empresariais

Dissertações: Finançasd Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

2 2 DADOS EMPRESÁRIAIS PARA GESTÃO FINANCEIRA ..............................5

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1.0 INTRODUÇÃO

A sobrevivência antecede o sucesso. A única pré-condição para a sobrevivência da empresa é a disponibilidade de dinheiro na mão quando você realmente precisar. Ficar sem dinheiro significa ficar fora do negócio. A administração do caixa é uma condição decisiva para a sobrevivência e o sucesso de uma pequena empresa.

Por meio deste trabalho irei abordar todo o planejamento de uma determinada empresa, projetos econômicos, fluxo de caixa, toda operação financeira, cargas tributárias e analisar o mercado consumidor, através desta pesquisa, aprimorarei meus conhecimentos sobre o que devemos fazer antes e após abrirmos uma empresa e para a sobrevivência da mesma.

2 DADOS EMPRESÁRIAIS PARA GESTÃO FINANCEIRA

A gestão das necessidades de caixa nas organizações, nos dias de hoje, é de suma importância, visto que as mudanças são cada vez mais rápidas em face a globalização e também muitas empresas vêm perdendo sua continuidade por falta de administração de caixa.

O fluxo de caixa é um relatório que trabalha com informações atuais e não com dados passados, é dinâmico, portanto evidencia de forma transparente e verdadeira situação financeira da empresa. Com a nova conjuntura econômica mundial, é indispensável que o administrador financeiro da empresa esteja preparado para os novos desafios.

Atualmente, é preciso gerenciar com competência todos os recursos financeiros disponíveis na empresa e o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável à boa gestão das organizações. A análise da aplicação do Fluxo de Caixa nas empresas e a avaliação da capacidade informativa do Fluxo de Caixa frente à Demonstração do Resultado do Exercício, comparando as informações geradas por essa no que se reporta a gestão empresarial, reforça a idéia de que o fluxo de caixa é imprescindível à administração, pois é o mecanismo mais adequado para a obtenção das informações pertencentes aos seus ingressos e desembolsos por meio dos relatórios geridos por essa prática, servindo como ferramenta de gestão financeira e estratégica.

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples, mas extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões. É considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

O Fluxo de Caixa é construído a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro. Por meio do Fluxo de Caixa, você pode avaliar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, ou promoções de vendas para melhorar o seu negócio. A projeção do Fluxo de Caixa pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática.

A pequena e média empresa poderá se utilizar de uma simples planilha impressa. A principal condição para o sucesso do Fluxo de Caixa é a existência de uma cultura de planejamento. É fundamental ser sistemático! Crie o hábito de verificar, analisar e registrar todo e qualquer movimento financeiro na primeira hora do seu dia de trabalho. Perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa. Mãos à obra! Faça o Fluxo de Caixa de sua empresa e veja no dia-a-dia das finanças o caminho correto para tomada de decisões.

Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar as seguintes informações:

Saldo inicial: é o valor existente no caixa no início do período, composto por dinheiro, cheques pré-datados, saldos bancários etc.

Entradas de caixa: correspondem às vendas à vista, e outros recebimentos (duplicatas, cheques pré-datados, faturas de cartão de crédito etc).

Saídas de caixa: correspondem aos pagamentos de fornecedores, pró-labore, salários, aluguéis, impostos, água, energia elétrica, telefone etc.

Saldo final de caixa: representa o valor obtido pela soma do Saldo inicial, mais Entradas de caixa, diminuído das Saídas de caixa. O Saldo final de caixa deste período será o Saldo inicial do período seguinte.

O custo de oportunidade é um conceito económico que permite fazer referência ao valor da melhor opção não realizada ou ao custo do investimento dos recursos disponíveis em detrimento dos investimentos alternativos disponíveis.

É caso para dizer que o custo de oportunidade está associado àquilo a que um agente económico renuncia na hora de tomar uma decisão. O custo de oportunidade também é o custo de um investimento não levado a cabo (calculado, por exemplo, com base na rentabilidade esperada dos fundos investidos).

Para que um investimento tenha lógica financeira, o seu rendimento deve ser, no mínimo, igual ao custo de oportunidade. Caso contrário, seria mais aquilo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com