TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das politicas Sociais

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Fundamentos Das politicas Sociais

Atividades Praticas Supervisionadas

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

POLO: CASSILÂNDIA - MS

4ª SEMESTRE 

Professora: Edilene Xavier Rocha Garcia

       

Quelita Pereira: RA- 370880

Silvania Sousa Carvalho: RA- 349562

Lucimar Nunes: RA- 351565

Regina Sousa Soares: RA- 387668

Fabio Carvalho: RA- 353997

Cassilândia – MS

30 de agosto 2013

Resumo

Com base nos pesquisas realizadas a cerca das Politicas Sociais que tem como objetivo conhecer seus mecanismos e a importância do serviço social junto às praticas das Politicas Sociais.

Questões como o fundamento das Politicas Sociais, as Questões Sociais e suas diversas formas presentes no mundo e a Constituição de 1998 foram apresentado neste presente artigo afim de uma melhor compreensão das Politicas Sociais. Veremos que as politicas sociais tem uma relação direta com o Capitalismo e a classe trabalhadora, pois ela surge como respostas dos trabalhadores as, mas condições de trabalho que eram impostas a essa classe.

Também apresentaremos as questões sócias e suas inúmeras faces que estão disseminadas pelo mundo não se restringindo apenas a nosso país, e como base foi colocada como exemplo o filme “Gandhi” que ilustra a realidade de países como África e índia e as questões sócias que assolam esses lugares e seus povos.

A Constituição Federal de de1988 foi outra questão apresentada nesse presente artigo como forma de conhecermos os direitos que asseguram o bem estar dos cidadãos de forma geral independente de classe, raça, sexo ou etnia, embora na maioria das vezes esses direitos não alcance todas a massa social, contribuindo na existência das desigualdades sociais.

Índice

. Resumo............................1

.Conceito de politica e o Fundamento das Politicas      Sociais......................................... 2

. Questões sociais e suas diversas formas no mundo...........................................3

. Constituição Federal de 1988.................................................4

. Consideração Finais ..............................................................5

. Referencia Biográficas ......................................................5  

Conceito de politica e o Fundamento das Politicas Sociais  

A ideia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.

A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.

Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.

O surgimento das políticas sociais pode ser considerado como um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa, ou ao modo capitalista de produzir e reproduzir-se.  De acordo com alguns estudiosos no assunto, seu  inicio foi marcado,  como do final do século XIX com a criação e multiplicação das primeiras legislações e medidas de proteção social, generalizando-se após a segunda guerra mundial, com a construção do Welfare State nos países da Europa Ocidental, com o plano Beveridge  - Inglaterra, 1942, e com os diversos padrões de proteção social tanto nos  países de capitalismo central, quanto nos países de periferia. O que se sabe, porém, é que, a avaliação desse universo está relacionada às relações entre as classes sociais e  os segmentos de classe ou forças sociais, além das condições econômicas gerais, que de alguma maneira, interferem nas opções políticas e econômicas dos governos.

O fato e qu e papel do estado zelar pelo bem estar da classe dos menos desfavorecidos, essa questão não e nova, mas vem de séculos, embora nuca seja colocada totalmente em pratica pois o estado não apresente soluções plausíveis a toda demanda social. Podemos listar alguns dos fatos históricos  nos comprovando essa trajetória de acontecimentos, tais como: a decadência da sociedade feudal e da lei divina entre os séculos XVI e XVII discutindo sobre o papel do Estado apontava as ações voluntárias dos homens, que, com intuito de  preservar a liberdade natural e com o medo da violência e da guerra, renunciavam à liberdade individual em favor do monarca absoluto. Outras contribuições se fizeram presentes, com Locke, na origem do poder como num pacto estabelecido pelo consentimento mútuo dos indivíduos no sentido de preservar a vida, a liberdade e a propriedade.
 Na segunda metade do século XIX e no início do século XX, o liberalismo enfraquece suas bases materiais, resultando em alguns processos político-econômicos, tais como: o crescimento do movimento operário, que acabou ocupando espaços políticos importantes, reconhecendo direitos de cidadania política e social mais amplo para esses segmentos; a vitória do movimento socialista em 1917, na Rússia, numa atitude defensiva do capital frente ao movimento operário; mudanças no mundo da produção, com o advento do fordismo, conferindo maior poder coletivo aos trabalhadores; a concentração e monopolização do capital.

 O tema da política social ganha um novo estatuto teórico, destacando-se o padrão de bem-estar social europeu, nas postulações liberais em que a educação era o único direito social incontestável, tendo sido esta, categoricamente definida como uma igualdade humana básica. Com o neoliberalismo, o desemprego estrutural tende para o aumento de programas sociais, as demandas do capital em torno dos superlucros apontam para a diminuição dos gastos sociais. Tendo como resultado, um processo conflituoso de negociação e luta de classes e seus segmentos, que se colocam em condições desiguais nas arenas de negociação disponíveis no Estado democrático de direito, o que leva a conflitos também extras institucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com