TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Histórico, Teórico e Metodológico III

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 9

A importância do Serviço Social nos dias de hoje

O Serviço Social é uma profissão cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.

O serviço social como profissão é muito pouco reconhecido, o Assistente social para a população ainda hoje é visto como aquele que se intromete na vida das pessoas sem ser chamado e para muitos profissionais de outras áreas quando há necessidade de trabalharem em grupo com um assistente social, este é visto apenas como alguém que está ali para ajudar quando é preciso de depois de fazer a parte dele é dispensado. Ora com tudo isto atualmente e por variadíssimas razões houve urgência de mudar este “rótulo” posto ao profissional de Serviço Social. Porque segundo Paulo Netto “O Assistente Social não é apenas um mero executor das políticas, tem uma visão mais abrangente na planificação e na concepção das políticas”.

Com o passar dos anos e apesar de muitas mentalidades ainda continuarem a pensar assim já existiu muitas mudanças no Serviço Social, houve uma evolução no mundo ao longo dos tempos, existindo novas coisas, novas mentalidades, existindo assim urgência em encontrar novas soluções, criar novas estratégias, projetos e programas para dar resposta às novas “questões sociais”, trazendo assim novos desafios para o Serviço Social que anos atrás não existiam. O assistente social atualmente vê-se no meio de várias mudanças sociais, ou seja, isso significa que este tem vários novos desafios para resolver, procurar soluções para solucionar os vários problemas que esses novos desafios trazem.

Com a globalização e o mundo a transforma-se, aparecem as três referencias básicas que estruturam as relações: o Estado, a Sociedade e a economia, no pós-guerra, o emprego estável assalariado, a família e o contrato da cidadania em suas dimensões políticas, civis e sociais.

A família é outro dos vários desafios atuais para o Assistente Social, e esta tem mudado profundamente com a entrada da mulher no mercado de trabalho e o aumento das famílias mono parental. Mas também com a influência da escola e da televisão e novos padrões de consumo, a estrutura familiar está sendo menos valorizada e garantida pela cultura da individualização, a economia de trabalhos precários e a perda de condições de vida das famílias. Em consequência, o individuo deve contar-seconsigo mesmo e menos com a rede familiar. Com a estrutura familiar a transformar-se é criado outro problema, delinquência juvenil.

Os jovens também sofreram alterações profundas, os maus tratos que muitas estão sujeitas no seio familiar e da pobreza que muitas estão sujeitas, por isso e muito mais existiu a necessidade de criar planos para ajudar e combater este grave problema que a nossa sociedade atravessa. As crianças pobres sob risco ou com direitos violados (violência doméstica, moradia insalubre, pais alcoólicos ou dependentes químicos) que são as que formam o público prioritário e de grande maioria para a assistência social. Com o direito à convivência familiar e comunitária, os pais não podem mais enviar a criança para um abrigo apenas por serem pobres, cabe ao Estado e aos Assistentes Sociais ajudar a família a manter o filho, oferecendo programas assistenciais ou benefícios como bolsa família ou cesta básica.

Um dos grandes desafios para o Serviço Social é com o idoso, garantindo o seu lugar numa sociedade que passa por grandes mudanças que estão centradas no avanço tecnológico, favorecendo a relação entre mercado e consumo. A situação de ser útil apenas pelo que produz na sociedade capitalista, influencia diretamente sobre a vida e personalidade da pessoa idosa, que passa a ter certas condutas desviantes por se acharem improdutivos e acreditarem que sua ação com os demais resulta somente da interação e de sua relação com a natureza por intermédio do trabalho.

Manter o diálogo entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade por todas as pessoas que sofrem diversas formas de discriminação, além de potencializar a pessoa idosa a acreditar em si, como pessoa de direitos, isso os levará a descobrir sua verdadeira identidade, assumir-se como pessoa indispensável a sua produtividade social.

Atualmente o Serviço Social enquanto profissão muito tem feito para dar respostas a estes problemas de modo a resolvê-los. Apesar de ser uma tarefa bastante difícil o Assistente Social tem conseguido dar resposta na maioria dos problemas.

Em nossa opinião e com todas estas pesquisas podemos afirmar que são estesproblemas que foram falados ao longo este trabalhos que criamvários desafios que o Serviço Social enfrenta nos dias de hoje, então diante de tantos desafios, é possível entender claramente a importância do Serviço Social ontem, hoje e futuramente.

.

A Filantropia, e a sua relação com o Serviço Social

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa "amor à humanidade". Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, e etc.

A Filantropia é muito difundida hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo ser praticadas em igrejas, hospitais e escolas.

O assistencialismo é uma “doutrina, sistema ou prática que organiza e presta assistência às comunidades socialmente excluídas, entretanto, sem que seja elaborada uma política para tirá-las da condição de carência.” É a Ação de pessoas, organizações governamentais ou entidades da sociedade civil junto as camadas mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com