TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos das politicas sociais

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

Acadêmicos:

Andréa C. Guaripuna                                                                     RA -       430616

Eliane Batista Osório                                                                 RA -       419876

Jane Aparecida de Lima                                                               RA- 7756643078

Lucimar Nunes da Silva                                                        RA- 7536642884

Maria Estela Eugenio Pereira                                                          RA- 7756642950

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

 FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

         A atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada ao curso de Serviço Social, do Centro de Educação à distância (CEAD), da Universidade Anhanguera/Uniderp Polo Padrão tem como requisito parcial a avaliação de Fundamentos das Políticas Sociais sob a orientação da Prof.ª e tutora presencial Prof.ª Rosana.

Campo Grande-MS

Setembro/2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

FUNDAMENTOS DA POLITICAS SOCIAIS

Campo Grande-MS

Setembro/2014[pic 3]

SUMÁRIO

 

1 - APRESENTAÇÃO        04

2 –POLITICA SOCIAL (etapa I)         05

3 –FILME GANDHI (etapa II)         07

4 - CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 ART. 6° (etapa III)         09

5 – RELATÓRIO FINAL        11

6 – BIBLIOGRAFIA.................................................................................................................12


APRESENTAÇÃO

                O objetivo deste estudo é elaborar um artigo científico, de maneira crítica sobre a criação do Serviço Social, e ao mesmo tempo da importância de ter uma visão teórica sobre o Serviço Social e sua prática junto às Políticas Sociais. O enfrentamento das questões sociais e trazer à tona a responsabilidade de modo coletivo de todos os profissionais, a fim de favorecer a percepção da atuação do Assistente Social juntamente às Políticas Sociais, despertar em cada indivíduo o desejo de proporcionar através do conhecimento a mudança na sociedade.

                  O grupo pôde perceber que esta ATPS foi fundamental para o conhecimento da equipe, pois através dele será explicada toda a visão quanto à aplicabilidade de um aprendizado novo com a Constituição de 1988, nos permite também que com o planejamento e elaboração do Serviço Social aconteçam de forma eficaz e através das Políticas Sociais possam ser aplicadas medidas em prol da cidadania, sobre a realidade atual e desenvolver a capacidade intelectual e crítica de cada acadêmico.


ETAPA I

1- POLÍTICAS SOCIAIS E O SERVIÇO SOCIAL

1a - Política

        Termo usado para definir a ciência de governar, organizar e, também, administrar um estado ou nação. É considerada de certa forma uma arte de negociar e para o assistente social é uma grande aliada, ou seja, sem ela não haveria ferramentas para o início do serviço social.

        O Estado tem o dever de assegurar todos os direitos do povo e o profissional da área social tem também a mesma obrigação de analisar e garantir o cumprimento dos benefícios solicitados.

2- POLÍTICAS SOCIAIS

        É uma política essencial para que o cidadão tenha seus direitos fundamentais garantidos através dos movimentos sociais que surgiram como resposta aos capitalistas em virtude do seu trabalho ser visto como mercadoria.

         A política social teve sua origem de forma gradual juntamente com as lutas sociais que aumentaram após a Revolução Industrial, pois houve ascensão do capitalismo e as desigualdades sociais começaram dificultar e assim os liberais achavam que o “mercado” regularia as questões trabalhistas por si só e que não precisaria da intervenção do Estado; mas houve sim a necessidade de surgir as políticas sociais.

        No Brasil, as discussões sobre a profissão do serviço social relacionada com a política social aumentou, mais precisamente nas duas últimas décadas do século XX e firmou-se no início do século XI quando houve a grande mobilização no intuito de acrescentar e garantir os direitos como saúde, previdência e assistência social. Com isso, a relação entre as questões sociais e a política social foram mais expandidas e gerou grandes movimentos com novas informações da política social  inserida na base central da estabilização do serviço social. Assim, a adaptação da profissão foi favorecida no ramo político do Brasil e, também, no âmbito profissional dos assistentes sociais adentrando no espaço da política social.

        Segundo Simionatto(2004), esta situação fez gerar não só o aumento de discussões sobre assunto, mais ajudou a crescer a qualificação nos métodos com mais interesse e rigor. Já Iamamoto (2004), ressalta a regalia da categoria profissional dizendo:

                 “Na transversalidade das múltiplas expressões da questão social, na defesa dos direitos sociais e humanos e das políticas públicas que os materializam”.

        Com relação a intervenção profissional, nota-se que a política social na discussão da profissão ajudou, de forma mais concreta, a prevalecer os seus objetivos na sociedade capitalista, surgindo bases do projeto profissional para os assistentes sociais brasileiros de forma coletiva que ficou conhecido como Projeto Ético-Político Profissional (MIOTO, 2009, p. 214).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (99.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com