TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos históricos e metodologicos do serviço Social

Por:   •  27/5/2015  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

 O Serviço Social vem se caracterizando como uma área bastante atuante, que tem como preocupação contribuir para diminuir as desigualdades sociais características da sociedade. O assistente social modifica a sua forma de atuação profissional, levando em consideração a demanda que lhe é colocada e a necessidade de responder às exigências e as contradições da sociedade capitalista, contudo, nem sempre foi assim.

O perfil que o Assistente Social possui atualmente é uma soma das experiências que os outros profissionais das diferentes áreas absorveram ao longo dos séculos. Tudo começou com as damas de caridade, o que tornou-se um dos fatos acontecidos que contribuíram e definiram a trajetória da formação do Serviço Social enquanto profissão. Posteriormente surgiu a revolução industrial, e com ela as péssimas condições de trabalho, desemprego, salários insuficientes, com isso criou uma situação de revolta contra a revolução industrial, e com isso profissionalizaram o Serviço Social, porem nesse período o assistente social apenas evitava conflitos, garantindo lucros ao capitalismo. A mudança ocorreu no período do movimento de Reconceituação, que foi o período em que o Serviço Social passou a ser um serviço de assistência e não assistencial, passou a ser crítico, garantia os direitos das classes menos favorecidas, e já não defendia os direitos dos burgueses, e sim dos trabalhadores.

Após esses acontecimentos o Serviço Social foi ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Tudo isso serviu para traçar o perfil do assistente social de hoje. A finalidade do Serviço Social atualmente vai muito além de trabalhar para amenizar as questões sociais, o profissional hoje trabalha no intuito de junto ao estado e órgãos competentes de assegurar direitos, utilizando de métodos, como projetos sociais entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com