TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO, DIMENSÕES E APLICABILIDADE TÉCNICO-OPERATIVA

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]GESTÃO, DIMENSÕES E APLICABILIDADE TÉCNICO-OPERATIVA Serviço social

Tatiane de Melo¹

Geanne Michele Santos²

        

RESUMO

O presente trabalho busca identificar as dimensões que envolvem a gestão e a aplicabilidade do serviço social no seu direcionamento técnico-operativo, buscando assim, reconhecer as funções que são desempenhadas pelos profissionais que atuam neste serviço e também como as operações de gestão auxiliam no desenvolvimento e na aplicação dos serviços oferecidos nas áreas sociais e de desenvolvimento humano. As dimensões do serviço social se ampliam de forma bastante significativa quando realizadas dentro de um contexto dimensional abrangente, sendo de suma importância que suas realidades sejam debatidas de forma construtiva ampliando assim os conhecimentos que envolvem este trabalho e suas funcionalidades dentro do ambiente social em que os profissionais do serviço social atuam. A gestão do serviço social envolve dimensões sociais que possibilitam a aplicabilidade de diferentes serviços em que a demanda social é amplamente atendida. Neste sentido, a pesquisa aqui desenvolvida tem como base diversos autores e diferentes referências bibliográficas visando assim compreender como essas relações são estabelecidas e aplicadas no desenvolvimento das funções e dos serviços realizados pelo profissional de serviço social.

Palavras-chave: Gestão. Serviço social. Dimensão. Planejamento.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa visa destacar e compreender através de inúmeros referenciais bibliográficos o universo da gestão nas mais variadas dimensões do serviço de assistência social, ampliando assim os conhecimentos que permeiam o planejamento e a aplicabilidade dos serviços prestados ao público atendido neste seguimento social de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico de uma parte da sociedade.

O trabalho de gestão desenvolvido pelo assistente social é primordial para que as dimensões socioeconômicas dos usuários sejam atendidas com ações de planejamento e aplicabilidade de uma forma organizada e planejada, onde cada segmento possa funcionar efetivamente buscando atender adequadamente cada situação vivenciada neste ambiente.

Posto isso, é importante que o profissional que atua neste âmbito, possa compreender como poderão ser desenvolvidos os serviços e ainda como o mesmo poderá planejar as ações que poderão ser aplicadas no sentido de desenvolver e fortalecer os meios de atendimento que são executados dentro dos programas e ações sociais que compõem o serviço social.

Sendo assim, o debate e a reflexão sobre a gestão e as dimensões que envolvem o serviço de assistência social e principalmente a execução dos serviços que são desenvolvidos neste espaço, o profissional que atua neste ambiente precisa estar atento a cada detalhe direta ou indiretamente relacionado às necessidades que se fazem presentes na sociedade em que prestam seus serviços.

2. O SERVIÇO SOCAL E SUAS DIMENSÕES

O serviço social atende a uma demanda muito grande da sociedade e isto requer um planejamento estratégico bem elaborado e com um sistema de gestão que saiba dimensionar cada ação que será planejada e executada buscando assim atender a todos dentro de suas necessidades mais emergentes.

De acordo com alguns autores o serviço social surge com o objetivo de equilibrar a realidade socioeconômica brasileira visando ampliar e melhorar as condições de vida das classes menos favorecidas. Netto (2001, p. 75) afirma que: “o espaço determinado que [...] propicia a profissionalização do Serviço Social tem sua base nas modalidades através das quais o Estado burguês se enfrenta com a ‘questão social’, tipificadas nas políticas sociais”.

 Percebe-se que é no limiar desta realidade que surgem os serviços de assistência social, onde suas funções estão diretamente voltadas às dimensões sociais e assistenciais que visam a elaboração e a implementação de políticas e estratégias que visem atender não apenas as carências, mas também a busca por novas oportunidades perante o meio social em que estes indivíduos estão diretamente inseridos.

De acordo com Trindade (2001), “ao atuar na prestação de serviços sociais, vinculados às diversas políticas sociais, o assistente social se insere na esfera das atividades que não estão vinculadas diretamente à produção material”, pois participa de atividades que estão na esfera da regulação das relações sociais, contribuindo para a criação de condições necessárias ao processo de reprodução social, executando ações que incidem nas condições de vida dos trabalhadores e produzem “efeitos ideológicos que reforçam (ou não) a aceitação das condições de compra e venda da força de trabalho” (p. 1-2).

Ainda sobre a inserção do assistente social na esfera da regulação das relações sociais, é importante evidenciar o que Guerra (2013) pontua. De acordo com a autora, o espaço reservado para o Serviço Social:

[...] é o de dar respostas, buscar prontamente soluções à pluralidade de questões que lhe são colocadas, para o que necessita de fundamentos teóricos metodológicos e de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica. É a sua inserção na divisão social e técnica do trabalho da sociedade capitalista, sua localização na estrutura sócio ocupacional e sua funcionalidade na sociedade burguesa, construída no espaço de mediação entre classes e Estado, que atribui à intervenção um caráter político (idem, p. 47).

É possível identificar na citação, que a autora menciona três pontos que merecem destaque: a necessidade de fundamentos teóricos metodológicos; a necessidade de uma perspectiva ética com clara orientação estratégica e o reconhecimento de que a intervenção do assistente social tem um caráter político dentro da sociedade.

Tal constatação é de suma importância, uma vez que, a partir dela, podemos fazer alusão às dimensões que compõem o exercício profissional, a saber: a dimensão teórico-metodológica, a dimensão ético-política e a técnico-operativa.

Cada uma destas dimensões é voltada especificamente a uma demanda que precisa ser analisada, avaliada e enfim definitivamente executada na priori de efetivar o que vem sendo amplamente estudado e oportunizado através das dimensões assistenciais para as quais os serviços sociais estão sendo aplicados.

Essas dimensões não tratam apenas de técnicas e instrumentos que viabilizem o serviço social, mas sim de uma demanda social voltada a uma visão mais ampla sobre a sociedade e a sua dimensão socioeconômica, buscando equalizar os atendimentos e as possibilidades que são oferecidas a cada um dos indivíduos que compõem a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com