TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Conhecimento

Dissertações: Gestão De Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

A empresa criadora do conhecimento

Muitas organizações deixam de fazer inovações e obter mais lucros por conta de uma administração tradicional e sistêmica que não sabe explorar o conhecimento.

Por outro lado, empresas orientais estão sendo mais bem sucedidas. Conseguindo satisfazer seus clientes, acompanhando as novas tecnologias e desenvolvendo novos produtos, isso se deve a uma boa gestão do conhecimento.

O conhecimento intelectual dos colaboradores de uma empresa pode ajudar muito no seu desenvolvimento, uma vez que os administradores da empresa dá espaço para seus funcionários dividirem suas opiniões e acrescentarem ainda mais conhecimento à empresa como um todo.

Os funcionários devem ser desafiados pois a partir disso surgem novas idéias.

A criação de novos conhecimentos envolve tanto expectativas quanto idéias.

Nisso, a empresa ganha vantagem competitiva em relação a concorrência, porque o conhecimento individual é transformado em recursos, aumentando o seu comércio, melhorando seus processos internos e evoluindo seus produtos.

Conhecimento tácito e explícito

O segredo do sucesso não está apenas em conhecimento técnico, e sim no conhecimento tácito que é altamente pessoal, e contribui para resoluções de problemas e desenvolvimento de novos produtos.

Existe também o conhecimento explícito, esse conhecimento sintetiza informações através de dados recolhidos na empresa e é colocada a disposição de todos, isto é, organizar de forma lógica as informações e torná-las compreensíveis.

Usar estes dois tipos de conhecimentos em conjunto favorece o desenvolvimento administrativo das organizações empresariais. Pois o primeiro é informal (tácito) e o segundo formal (explícito).

Um exemplo de conhecimento tácito transformado em explícito é a Matsushita Electric Company que fazia e comercializava pães. Em 1985, começou ter problemas na confecção dos pães, pois a máquina onde o pão era sovado deixava a massa em um ponto que cozinhava de mais por fora e por dentro não. Após um tempo a Ikuko Tanaka, responsável pelo software, teve uma idéia. Fez um treinamento com um bom padeiro e viu que ele tinha uma forma diferente de esticar a massa, com o passar do tempo adicionaram essa especificação na máquina de fazer pão e o problema foi resolvido.

Da metáfora ao modelo

As empresas japonesas utilizam linguagem figurativa para ajudar na evolução das idéias, como slogan.

O líder da equipe de projeto, Hiroo Watanabe, da empresa japonesa Honda, criou uma metáfora expressa no slogan “Teoria da evolução do automóvel” que criou um desafio para aperfeiçoar um produto já existente, a partir disso foi criado o modelo Honda City, um grande sucesso.

As empresas utilizam metáforas e analogias para criar um novo modelo, assim resolvem-se as contradições e define-se um padrão.

Outro ponto positivo é a redundância dentro da empresa, isto é, deixar as informações da empresa disponível a todos os funcionários. Incentivar os funcionários a trabalharem em equipe e dialogarem, assim podem dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com