TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Operações e Logistica II

Por:   •  8/8/2015  •  Dissertação  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação a Distância – AD1

Período – 2015-2

Disciplina: Gestão de Operações e Logística II

Coordenador da Disciplina: Prof. Cristiano Marins

Questão 1: Como primeira atividade da Ad1 você deverá avaliar e caracterizar o serviço de transporte público da sua cidade, buscando identificar os elementos que o compõem o pacote de serviços desse segmento.

Na cidade onde moro são oferecidos dois tipos de transporte público: a empresa de ônibus Batatal e o transporte escolar. Transporte esses que visam suprir as necessidades de deslocamento.

Avaliando esses transportes públicos de acordo com o pacote de serviços posso concluir que:

De acordo com o pacote instalação de apoio os ônibus da empresa Batatal não apresentam um bom estado de conservação e não oferecem nenhum tipo de segurança, já os ônibus escolares estão bem conservados e possuem cintos de segurança, garantindo assim a segurança dos usuários.

No pacote bens falicitadores a empresa de ônibus Batatal oferece horários de ônibus com longos intervalos que dificulta o deslocamento dos usuários, já o transporte escolar segue rigidamente seus horários garantindo que os usuários cheguem ao seu lugar de destino no horário certo.

No pacote serviço explicito, os funcionários da empresa Batatal que são os motoristas e cobradores, são treinados para exercer sua função, prestando assim um serviço satisfatório. A empresa é registrada e oferece seus serviços das 6:00 horas às 17:00 horas em nosso município. O transporte público escolar igualmente oferece um bom atendimento e também recebem treinamento para exercer o trabalho.

No pacote serviços implícito, a empresa de ônibus Batatal na maioria das vezes oferece um bom atendimento. Os cobradores recebem dos passageiros passando de banco em banco, o que evita filas na hora do embarque. Um ponto negativo nesse requisito é a super lotação nos ônibus nos dias de muito fluxo, que gera muita confusão da parte dos passageiros, pois o motorista é obrigado a parar nos pontos mesmo se o ônibus estiver muito cheio.

No transporte escolar o ambiente é bem tranqüilo, sempre há um bom atendimento e sempre há mais de um transporte evitando assim a super lotação.

Questão 2: Descreva e dê exemplos sobre os tipos de serviços com base na relação volume x variedade.

Os tipos de serviços são: serviço de massa, serviços profissionais e lojas de serviço.

  • Serviços de massa são os serviços com níveis altíssimos de volume, ou seja, com grande numero de clientes. Exemplos: metrô, serviços utilitários como fornecimento de água e gás, serviços de telecomunicação, entre outros.
  • Serviços profissionais são os serviços que trabalham com níveis altos de variedade. São customizados ou exclusivos, ou seja, atendem cada cliente de forma individualizada, sendo para isso forçado a atender a um número limitado de clientes por dia. Exemplos: serviço de consultoria, salões de beleza, consulta médica, psicanálise, assistência jurídica, entre outros.

  • Lojas de serviços são serviços intermediários aos serviços de massa e aos serviços profissionais, representam atendimentos em lotes, ou seja, pequenos grupos de clientes recebem o mesmo serviço durante um determinado tempo. Exemplos: postos de gasolina, hospitais, hotéis, restaurantes, entre outros.  

Referencia:

CARDOSO, Patrícia Alcântara. Gestão de operações e logística II. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com