TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística II

Por:   •  3/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

 [pic 1]

PROINTER II

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística II

[pic 2]

AMERICANA/SP

 2014


Apresentação

Este Projeto Interdisciplinar, Prointer II, visa interligar a prática e a teoria aprendidas e aplicadas no decorrer do 2º semestre do Curso de Logística.

Para o desenvolvimento deste projeto nós usaremos como base o Desafio Profissional, desenvolvido pelo grupo, e o tema: “De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?” proposto no Manual de Elaboração dos Relatórios.

Introdução

Atualmente vários esforços vêem sendo realizados em prol do reconhecimento da necessidade de se preservar o meio ambiente e estimular a sociedade a buscar novos modos de desenvolvimento auto-sustentáveis, a fim de assegurar as condições de vida no planeta Terra. Apesar da evolução da questão ambiental, a humanidade ainda vem utilizando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor.” (RIBEIRO e JUNIOR, 2010)

Com o desenvolvimento mundial e o crescimento das indústrias, temos visto cada vez mais o aumento da poluição, a diminuição de nossas florestas e o impacto causado a população e ao mundo. Esses impactos tem nos trazido cada dia mais aprofundamento em temas como responsabilidade social e preservação ambiental.

Manifesta-se, assim, a questão ambiental dentro das organizações, que se sentem pressionadas a encontrar maneiras para minimizar os impactos ambientais causados pelas suas atividades econômicas. (RIBEIRO E JUNIOR, 2010), desta forma, podemos ver a crescente busca de empresas e pessoas no ajustamento da responsabilidade social para uma redução dos impactos ambientais.

Metodologia

Desenvolvemos o Desafio Profissional com base na problemática de um hipermercado, neste Desafio, criamos um organograma organizacional para melhoria da gestão de trabalho e descentralização de tarefas.

Partindo da ideia do desafio e do tema proposto pelo Prointer, fizemos um levantamento dos temas gestão empresarial, impactos ambientais e responsabilidade social.

Debate

        Sabemos da importância do cuidado com o meio ambiente e dos impactos causados á longo prazo, essas discussões vêm crescendo a cada dia de modo acelerado. Mesmo através das heurísticas, podemos observar a grande crescente do tema responsabilidade social, onde não somente estudos apontam esse crescimento, mas podemos avaliar no dia a dia em nossa vivencia pessoal.

        É percebido nas bruscas mudanças climáticas e na escassez de recursos naturais, como exemplo a água, que estamos encontrando, que a ação do homem na natureza e o uso desenfreado dos recursos tem trazido impactos além dos estudos científicos e como consequência desses impactos, vemos a população, em sua maioria, trabalhando para que esses impactos sejam reversíveis ou minimamente reduzidos.

        A consciência do impacto ambiental tem gerado uma responsabilidade social em massa e cada dia mais as pessoas têm buscado soluções “limpas” para suas necessidades pessoais ou profissionais. Em alguns países já existe o selo verde, que representa produtos vindos de empresas com responsabilidade social, os selos de reflorestamento, entre outras ações que levam as empresas a ter o diferencial buscado.

O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios.” (KRAEMER, 2004)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (122.3 Kb)   docx (82.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com