TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoa

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

Ao definir sua estratégia competitiva, a empresa identifica as competências essenciais do negócio e as competências necessárias para cada função (competências organizacionais). A evolução da estratégia competitiva dependerá do processo de aprendizagem organizacional que, por sua vez, irá promover e reforçar as competências organizacionais. Qual alternativa NÃO faz parte das competências organizacionais?

a.

Competências distintivas: competências que os clientes reconhecem como diferenciais

b.

Competências essencias: competências que são chave para a sobrevivência da empresa e centrais para a sua estratégia.

c.

Competências mercadológicas: competências que definem o mercado no qual a empresa vai agir.

d.

Competências organizacionais: competências coletivas associadas às atividades meios e atividades fins.

e.

Competências individuais: saber responsável e reconhecido que implica mobilizar, agregar valor econômico a empresa e valor social ao indivíduo.

.

0,2 pontos

Pergunta 2

Frente ao apagão do emprego que afeta empresas de diversos segmentos - desde construção civil até empresas da área da Saúde - empresários e profissionais de RH procuram caminhos para acertar nas ações e continuar atraindo, desenvolvendo e retendo talentos necessários para as possibilidades de crescimento que apontam no horizonte.

O mercado externo está de olho no Brasil para investir por aqui. Primeiro porque nossos mananciais de água potável e navegável são bem atrativos. Também possuímos a maior extensão territorial de solo fértil e produtivo durante doze meses no ano. Além de um mercado consumidor interno que merece respeito.

Vislumbrando isso e já convidadas a participar, as empresas estão se vendo sem profissionais qualificados para poder atender o que se demanda. (Fonte: www.sebraepr.com.br)

Uma organização precisa recrutar e selecionar uma pessoa, com urgência, para realização de atividades que demandam o conhecimento de um software específico desenvolvido pela organização e capacidade para lidar com situações de instabilidade. Com relação aos processos de recrutamento e seleção, assinale a alternativa correta.

a.

Como existe apenas uma vaga, o modelo de seleção ideal será o de classificação.

b.

O recrutamento externo deve ser adotado por ser o ideal para lidar com as situações de estabilidade

c.

Caso não existam cargos similares ao que está sendo proposto para seleção, a técnica de coleta de informações acerca do cargo ideal será a técnica de incidentes críticos.

d.

O recrutamento interno poderá gerar o conservantismo e a manutenção da situação atual

e.

O recrutamento externo é o ideal em virtude de essa técnica afetar positivamente a motivação dos atuais colaboradores da organização

.

0,2 pontos

Pergunta 3

O consultor Eduardo está fazendo um processo seletivo para um cargo gerencial na empresa Beta S.A. Dentre as diversas técnicas de seleção, o consultor escolheu o método de entrevista com os candidatos. No que se refere à entrevista e seu planejamento, pode-se afirmar que: Assinale a alternativa correta.

a.

Provoca maior sinceridade nas respostas do entrevistado.

b.

A entrevista com foco em competências é realizada com base em lista fixa de questões, cuja formulação e ordem é constante para todos os entrevistados, o que permite melhor comparação entre candidatos.

c.

Permite que o entrevistador faça críticas e sugestões ao candidato

d.

O sucesso da entrevista é avaliado pela quantidade de informações sobre o candidato. Quanto mais informações, maior o êxito da entrevista.

e.

Permite a obtenção de dados em diversas áreas, tais como: pessoal, profissional e social, com o objetivo de investigar a presença de competências necessárias à organização.

.

0,2 pontos

Pergunta 4

Quando uma pessoa tem contato com um novo trabalho é natural que sinta ansiedade e que precise de instruções adequadas para ter um bom início. Alguns especialistas em gestão de pessoas defendem a teoria de que se a pessoa tiver boas experiências desde o início de seu contato com a empresa, ficará mais tempo ligada à instituição. Essa colocação é especialmente interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com