TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Tese: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo: Atividade:

Título:

Aluno:

Disciplina: Turma:

Introdução

A era da informação é um processo progressivo de grandes mudanças que ocorrem numa sociedade em constante evolução. Toda sociedade é composta por um grupo de pessoas que compartilham costumes, gostos, e preocupações, interagindo entre si formando uma comunidade.

O acesso a tecnologia, as transformações, as mudanças e inovações de uma sociedade globalizada seguem em ritmo acelerado, atravessando e unindo fronteiras no mundo. No entanto, Estamos vivendo numa revolução digital, época de fusões, tempestade de idéias, competitividade, produtividade advinda por uma gama de informações resultantes do conhecimento de culturas diferentes a fim de contribuir para avanços organizacionais e gestão de pessoas.

Nas palavras de (CASTELS, 1999, p.78)

As fronteiras estão sendo removidas conforme ocorrem às transformações no espaço e no tempo. O valor da comunicação advinda dos avanços na computação e nas telecomunicações propicia a criação de uma nova forma de sociedade, “a Sociedade em Rede” transformando as relações.

A rede integra a sociedade através da globalização transformando as relações interpessoais e a sociedade do conhecimento.

Na era da informação é imprescindível o conhecimento, para se ter trabalho é necessário ter foco, ação, motivação para seguir em frente, estabelecer metas, traçar objetivos para assim ir à busca de novas possibilidades, de novas conquistas.

Portanto, é importante que haja feedback, para que o retorno seja significativo e coerente na comunicação.

Contudo, a sociedade abrange vários ramos da ciência que integram o meio político, cultural, religioso, econômico, educacional, entre outros.

Característica da sociedade do conhecimento

Então, na Sociedade do Conhecimento, as mutações e novidades tecnológicas ocorrem além dos fatores tradicionais de produção, como capital, terra e trabalho, é essencial identificar e gerir com inteligência o conhecimento das pessoas nas organizações. Essa sociedade gera emprego, desemprego, má distribuição de renda, baixo IDH (Índice de Desenvolvimento humano), variações no PIB (Produto Interno Bruto), miséria, violência, características explícitas no Brasil. São valorizados os commodities, bens móveis, produtos que geram valor. Percebemos hoje que há pouca oferta e muita procura, ou muita oferta para pessoas sem qualificação. O mercado de trabalho é muito extenso e muitas vezes pouco promissor. Por isso, é interessante citar um comentário de José Pastore abordado no texto Impacto da tecnologia que diz que o impacto causado pela tecnologia é decorrente da destruição de empregos no setor bancário, causado pela introdução de novas tecnologias, entretanto é compensado pela criação de trabalho em outros setores.

Dessa forma, devemos estar suscetíveis as mudanças e acompanhá-las para não ficarmos obsoletos e inertes no tempo.

Desafios para os profissionais da sociedade do conhecimento

Nesse cenário, os profissionais precisam estar habilitados para enfrentar o atual mercado de trabalho, o mundo da competitividade, da concorrência. O aprendizado, a dedicação, o interesse, o compromisso, a pontualidade, assiduidade são formas de manter-se nesse meio laboral. A realidade social nos ajuda a transformar o que está implícito ao conhecimento.

Diante dessas considerações, os desafios são muitos, o conhecimento tornar-se o novo motor da economia, o uso das máquinas, sua operacionalidade, aliada ao desenvolvimento pessoal e interpessoal causam impactos na sociedade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com