TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Trabalho Escolar: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

Contexto da gestão de pessoas

O contexto em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas pessoas. Em resumo, as organizações são constituídas por pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões. E as pessoas, as organizações constituem o meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria gestão de pessoas.

Até pouco tempo atrás o relacionamento entre pessoas e organizações era considerado antagônico e conflitante. A solução empregada era do tipo ganha perde. No entanto verificou- se que, se a organização quer alcançar seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos e que ambas as partes saiam ganhando.

Conceito de gestão de pessoas

É uma área contingencial e situacional, pois dependem de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. Na realidade podemos confirmar que as organizações são formadas por grupos de pessoas, e que ao citarmos o nome organização logo estaremos falando sobre pessoas. É um processo contínuo que requer muito discernimento e mentalidade para desenvolver, gerir, acompanhar, monitorar as pessoas, conduzi-las para o trabalho em equipe na qual cada uma dispõe de algo e contribuem com suas qualidades. As empresas oferecem a empregabilidade. Os parceiros também investem seus recursos na medida em que obtêm retornos e resultados satisfatórios de seus investimentos, esses até então eram os maiores beneficiados. Ocorre que o parceiro mais próximo da organização é o funcionário, ele está dentro da organização e tem a possibilidade de acompanhar todo processo de perto, contribuir com que ele, faz parte dele.

A gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis as organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem á empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiro da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno ( salários, crescimento profissional, benefícios etc. ). Postura pró- ativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

Com as novas mudanças o profissional de gestão de pessoas passou a ter como objetivo administrar os comportamentos internos potencializando o capital humano passou a agregar, aplicar, recompensar e remunerar. Para que esta administração fosse totalmente eficaz nos objetivos foi necessário que as pessoas viessem ser tratadas como fontes de sucesso tomando-as peças nas organizações, ou seja, agentes ativos no processo organizacional.

Hoje a gestão de pessoas tem como base seis processos dinâmicos que são:

1. Agregar pessoas- novos profissionais, novas ideias;

2. Aplicar pessoas- acompanhamento de desempenho;

3. Recompensar pessoas- satisfação das necessidades pessoais, motivação;

4. Desenvolver pessoas- capacitar o desenvolvimento profissional, treinar, agregar valores a organização e ao próprio colaborador;

5. Manter pessoas- clima organizacional e profissional da área de psicologia para trabalhar a motivação dos funcionários, trabalhando o incentivo a continuar na organização;

6. Monitorar pessoas- acompanhamento e controle de atividades para avaliação e consequentemente melhoria constante.

Passo 2 e 3

O filme fala sobre a revolução industrial, após a crise imediata de 1929, quando a depressão atingiu toda á sociedade norte americana, levando grande parte da população ao desemprego. Os trabalhadores eram tratados como peças de grande engrenagem, realizavam serviços extremamente braçais, movimentos sincronizados e repetitivos. Podemos observar que não há preocupação por parte da empresa com o bem estar e condições de trabalho. Chaplin nos passou a imagem social, mostrando as maquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanças Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que passar um bom tempo.

Quando Chaplin recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas, e nas ruas costumavam a ter comissões de protestantes. Comparando as cenas mostradas no filme tempos modernos, com a situação atual podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas atualmente na produção industrial, a condição sócio econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefício para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo e de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais deixando –os robotizados em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimento grevista, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.

Análise do comportamento

Esta análise tem como objetivo discutir o paradigma de recrutamento e seleção de profissionais sob a ótica da analise do comportamento. Chiavenato propôs em 1983 que a seleção de recursos humanos poderia ser definida singelamente a escolha do homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequado aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com