TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Monografias: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.523 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 01

Com base no livro texto do PLT e nos sites pesquisados, confrontamos com as seguintes definições sobre planejamentos:

PLT – Planejamento estratégico; esse tipo de planejamento é realizado no nível institucional e apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, está voltado para relações entre empresas e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade.

SITE, ARTIGO DE REBECA PELETEIRO – Planejamento estratégico - Com a elaboração de um planejamento estratégico aumenta a probabilidade de que, no futuro, a organização esteja no local certo, na hora certa, oferecendo assim uma visão do futuro. Esse planejamento pode conter as seguintes discussões; definição de negocio, missão e visão, analise de ambiente interno e externo, formulação de estratégias e implementar projetos e controlar.

SITE, ARTIGO CRISTIANE NICOLAK – Planejamento estratégico existem diferentes metodologias para elaboração e implementação de planejamentos estratégicos, mas de uma maneira geral todos seguem a mesma linha de raciocínio estabelecendo algumas etapas a serem seguidas: diagnósticos estratégicos, definição de missão e visão da empresa, definição dos objetivos e estratégias.

PLT –

SITE, ARTIGO LUIZ ROSOLEM’S – Planejamento tático integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos estabelecidos. Ele tem uma visão a médio prazo e é neste momento que os “gestores executivos” tem a oportunidade de colocar suas contribuições , analisando a organização como um todo e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos .

SITE, - Planejamento tático; tem como principal finalidade a utilização eficiente para a consecução de objetivos previamente fixados segundo uma estratégia predeterminada bem como as políticas orientadas para o processo decisório da empresa. É nesse nível que são definidas as ações a serem realizadas para atingir os objetivos e geralmente visam atingir determinado publico e não a organização como um todo.

PLT – O Planejamento Operacional começa com os objetivos estabelecidos pelo planejamento tático, desenvolve planos procedimentos detalhados e proporciona informação de retroação no sentido de propiciar meios e condições para otimizar e maximizar os resultados.

SITE - O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação, tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Esse planejamento corresponde a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático. Eles vão entrar mais a fundo em cada ação, especificando o que deve ser feito para que cada etapa da ação se cumpra.

SITE - Antônio Cesar Maximiliano Amaru – O Planejamento operacional é mais específico. Ele elabora minuciosamente as atividades a ser realizado, o que torna mais segura a realização dos objetivos, já que prevê os custos, o tempo e os riscos envolvidos.

Passo 02

Com base no artigo de Paulo Barretos dos Santos, em “O desafio do administrador do futuro”, ele nos diz que para ser um profissional de sucesso no século em que estamos vivendo, devemos partir de um planejamento voltado para o futuro. Com base num planejamento direcionado em nossas vidas, começando pelos estudos, a partir disso abriremos mais nossas mentes e iremos adquirir novos conhecimentos e informações que vão nos preparar para podermos alcançar nossos objetivos. O aprendizado deve ser continuo, pois precisamos estar sempre inovando nossos conhecimentos e habilidades como profissional, por que estamos vivendo em um mundo imprevisível e de constantes mudanças.

Já com relatos no artigo de Roberto Shinyashiki, em “Veja o futuro antes dos outros”, nos revela que para ser um profissional de sucesso o individuo deve ter uma visão, ou seja, enxergar uma oportunidade que nenhuma pessoa conseguiu ver. Ele tem que estar sempre aproveitando as oportunidades que apareceram em sua vida, sempre correndo riscos calculados e estar consciente que a inovação tem que ser constante, por que o sucesso de hoje, não é o sucesso de amanha.

Passo 3

o que é planejamento?

É um plano que consiste em atingir uma meta que deseja- se alcançar ou tornar realidade um objetivo futuro. O planejamento ajuda na tomada de decisões antecipadamente, ajuda previnir problemas indesejáveis. Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente. Essas ações devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Quais os tipos de planejamentos?

Planejamento Estratégico é realizado no nível institucional da empresa e esta voltada ao relacionamento da empresa com o ambiente interno e externo. Pois a partir de uma analise desses ambientes são formuladas estratégicas e possibilitando uma visão das fraquezas, forças, ameaças e as oportunidades que poderiam afetar ou não a empresa no cumprimento de suas metas.

Esse tipo de planejamento é fundamental para uma organização, pois ela indica uma direção certa que ela deva seguir, tendo sempre em mente quais objetivos que ela pretende alcançar, quais as decisões que ela pretende alcançar, quais as decisões que ela usara para alcançar tal objetivo, como a empresa estará posicionada em determinado período de tempo, tudo isso oferecendo uma visão futura de longo prazo.

Esse planejamento estratégico procura estabelecer programas de ação de como fazer para alcançar tais objetivos sempre se defrontando com as varias incerteza e as mudanças de mercado, fazendo com que o plano sempre seja revisado e alterado conforme as necessidades da organização.

Planejamento tático – se concentra no nível intermediário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com