TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  2.152 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

Desenvolvimento

Definição de Gestão do Conhecimento

Corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os colaboradores que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para o alcance dos objetivos melhorando o desenvolvimento organizacional e pessoal.

A Gestão do Conhecimento tem como objetivo organizar de forma estratégica os conhecimentos dos colaboradores e os conhecimentos externos, que são fundamentais para o sucesso da organização.

Podemos comparar as definições sobre Gestão do Conhecimento entre os Livros Gestão Estratégica do Conhecimento Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competências e Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento, ambos abordam o mesmo assunto e chegam a uma mesma definição diferenciando o modo de falar sobre o tema.

Os autores do livro Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento cita o que é gestão do conhecimento para alguns autores. Para Motta (1999:16), o termo gestão possui o mesmo significado de administração e de gerência: “é um termo genérico (…) que sugere a idéia de dirigir e de decidir”.

Drucker (1993:23) aborda o conhecimento no contexto de uma revolução gerencial que começou a mais de dois séculos: a aplicação do conhecimento ao conhecimento é sinônimo de gerência eficaz.

Davenport e Prusak (1998) explicam que o conhecimento é decorrente da informação, que, por sua vez, deriva de conjuntos de dados. Segundo esses autores, os dados são séries de fatos ou eventos isolados.

Hessen (2000:20) argumenta que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto.

Na mesma linha, Becker (2001:71), inspirado na obra de Piaget, também afirma que o conhecimento é uma relação entre o sujeito.

Berger e Luckmann (1966:17) apresentam uma definição de conhecimento a partir do conceito de realidade como construção social.

Polanyi (1983) identifica dois tipos de conhecimento: tácito e explícito que serão abordados durante o desenvolvimento deste trabalho.

Schultze e Leidner (2002:18) definem gestão do conhecimento como “a geração, representação, estoque, transferência, transformação, aplicação, incorporação e proteção de conhecimento”.

Sarkar e Bandyopadhyay (2002) associam a gestão do conhecimento à melhoria de desempenho organizacional, com base na combinação de tecnologia da informação com os processos de negócios.

Já os autores do livro Gestão Estratégica do Conhecimento Integrando Aprendizagem, Conhecimento e Competências, define o conhecimento como um ativo a ser privatizado e objetivado. A gestão do conhecimento trata da identificação, proteção e da exploração de tal conhecimento. Trata do assunto sobre gestão dos processos de invenção, inovação e sistemas de informação.

Abaixo citamos alguns exemplos de Gestão do Conhecimento aplicadas em algumas empresas:

Organização Ênfase

Accor do Brasil E-learning

Alcoa Comunidades e mecanismo de busca corporativo

Banco do Brasil Trilhas de aprendizagem, banco de talentos e oficinas de melhores práticas

Camargo Corrêa Construções e Comércio Memória técnica

Cefet Pós-graduação Portal de conhecimento, workshops e fóruns

Eco-design Comunidades de práticas virtuais

Eletrobrás Metodologia para identificação das competências dos funcionários

Fonte: Terra (2003), com adaptações.

A) Como favorecer a criação de conhecimento na empresa?

Devemos incentivar as pessoas a inovar, promover encontros entre colaboradores de diversas áreas da empresa ajudar a estimular a vontade de vencer as próprias barreiras de conhecimento superando seus próprios limites.

B) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo?

Favorecendo troca de informações através de palestras deixando essas informações disposição de todos os colaboradores da empresa.

C) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização?

Dando oportunidade de crescimento dentro da própria empresa, fazendo com que todos os colaboradores passem por todas as áreas da empresa e que possam passar o que sabem para outra pessoa do setor onde se encontra pois se desligando da empresa tem alguém que pode dar continuidade ao serviço.

Conversão do conhecimento (Processo: SECI)

Uma organização não é meramente uma máquina de processar informação, mas uma entidade que cria o conhecimento em virtude da ação e interação. O conhecimento é criado pela interação entre indivíduos ou entre indivíduos e ambiente. (NONAKA; TOYAMA; KONNO, 2001).

Quando as organizações inovam, elas realmente criam novos conhecimentos e informações. De dentro para fora, visando a redefinir tanto os problemas quanto as soluções e, no processo, recriar seu ambiente (NONAKA; TAKEUCHI, 2008).

A gênese do conhecimento está identificada na interação das duas perspectivas, por meio da integração das duas formas de conhecimento, tácito e explicito. São considerados quatro processos de conversão do conhecimento:

- Socialização (tácito-tácito): é o processo de compartilhamento de conhecimento tácito, por meio de experiência;

- Externalização (tácito-explícito): é o processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos, por meio de metáforas, analogias, símbolos, slogans ou modelos;

- Combinação (explícito-explícito): é o processo de sistematização de conjuntos diferentes de conhecimento explícito;

- Internacionalização (explícito-tácito): está intimamente relacionado aos processos de “aprender fazendo”, de incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito, por meio da aplicação do conhecimento formal nas atividades de trabalho.

1. Socialização 2. Externalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com