TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CIÊNCIAS CONTABÉIS

GESTAO DO CONHECIMENTO

Nome: RA:

Bianca Marques De Carvalho 432720

Gilmar Alves Oliveira Junior 430096

Micaelly Matias Da Cunha 419788

Professor tutor à distância: Me. Mauricio Dias

Professor tutor presencial: Cynthia Helber Urias Rodrigues Campos

Porangatu – GO

15 de Maio de 2013

1.0 - GESTÃO DO CONHECIMENTO

Neste cenário econômico com certo grau de complexidade, tanto a sociedade em geral como o mundo corporativo necessita de informações privilegiadas que possibilitem uma capacidade de entendimento com o uso de novas tecnologias de informação e a globalização da economia mundial afetando desta forma o modo de vida de todos os envolvidos nestes processos de modernização e evolução cultural. Quando se trata de conhecimentos podemos destacar dois tipos básicos: o tácito e o explicito. O conhecimento tácito aquele com o qual o líder de uma equipe precisa utilizar para demonstrar os resultados e se limita a vivência e a experiência adquirida por profissionais como médicos ou vendedores. Já o conhecimento explicito pode ocorrer de modo mecânico, onde o individuo ou empresa busque informações e estas o auxiliem na compreensão no funcionamento de uma organização como etapas de um processo produtivo ou funcionalidades de um sistema.

A Gestão de conhecimento exerce papel fundamental nesse processo por oferecer uma fonte valiosa de recursos para as empresas, porém, deve se saber que só conhecimento não é o suficiente para um bom andamento da organização, mas sim, uma gestão empresarial organizada faz todo o diferencial no processo de armazenagem e aplicação de métodos para que a organização sobressaia-se sobre os demais.

“A Gestão do Conhecimento está ligada à capacidade das empresas em utilizarem e combinarem as várias fontes e tipos de conhecimento organizacional para desenvolverem competências específicas capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado”. (Terra, 2000, p. 70).

A gestão do conhecimento deriva-se da ideia central de que todo o conhecimento existente nas organizações empresariais, parte da participação de todos os envolvidos no processo de evolução e coletividade das organizações, processo este que favorece principalmente a organização. Assim, para haver uma real Gestão do Conhecimento as empresas passam a considerar seus funcionários como uma comunidade, onde a principal característica é o conhecimento coletivo dessa forma favorecendo as competências imprescindíveis ao desenvolvimento da empresa.

Cruz (2002) que ao assume gestão com o a capacidade de capturar, integrar, criar e diversificar o conhecimento de uma empresa através de tecnologias especifica e metodologias empresariais, firmando desta forma um ambiente que se destaque no mercado favorecendo a organização frente aos concorrentes. Enquanto isso, Probst (2002) afirma que a gestão do conhecimento esta fundamentada em garantir que o conhecimento de uma organização lhe garanta um ganho produtivo e lembra ainda que somente o conhecimento não garante a sua utilização na empresa no cotidiano.

A aplicação de GC em diversos seguimentos empresariais nos possibilita uma vasta amostragem como, por exemplo, na área de informática, o foco é compra e venda de direitos autorais sobre Hardwares, redes sociais e sobre a manutenção de microcomputadores, e principalmente sobre a expansão da rede de internet e como cada um pode ficar com sua fatia deste mercado em expansão. Na área da saúde podemos notar que houve uma implementação de tecnologia tanto na parte administrativa quanto na questão de atendimento ao paciente, com a criação de banco de dados e a possibilidade de agendar horários e consultas por meio de telefone, havendo a necessidade de colaboração entre os profissionais da área e das redes de empresas colaborando entre si. A troca de conhecimento entre estes e constante e como resultado há uma rápida expansão de pesquisas e desenvolvimento nesse seguimento.

a) Como favorecer a criação de conhecimento novo na empresa?

Abrindo mão dos conceitos tradicionais onde a empresa se limita a um único modelo de funcionamento, mantendo-se inflexível as mudanças de mercado, mas sim, investindo em modernização e ampliação do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com