TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  3.520 Palavras (15 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 15

sUMÁRIO

Introdução 4

1. O conceito de gestão do conhecimento 4

2. Exemplos de gestão do conhecimento aplicados em empresas 5

3. Gestão da informação e gestão de conhecimento 8

4. Descrição de aplicações no cotidiano 10

5. Benchmarking: sobre conceito de gestão de conhecimento 11

6. Definição de Cluster 13

Considerações Finais 15

Referências bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), a Gestão do Conhecimento é a capacidade que uma organização tem de criar conhecimento, disseminá-lo e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas.

Dessa forma pode-se perceber que o conceito de Gestão do Conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na organização, inclusive o conhecimento tácito dos seus colaboradores, pertence à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores podem usufruir

de todo o conhecimento presente na organização.

A Gestão do Conhecimento permite que a organização evolua aprendendo com a experiência, através do registro do conhecimento dos seus colaboradores, das lições aprendidas e das melhores práticas. Sendo assim, a colaboração dos integrantes da organização é crucial para o sucesso do processo de Gestão do Conhecimento.

Como incentivo, é essencial valorizar as pessoas que estão colaborando com o processo de disseminação do conhecimento, seja através de ações de reconhecimento ou de recompensa. Apenas as organizações atentas ao seu capital humano conseguem motivar os seus colaboradores a utilizar o seu conhecimento em benefício de ambos. A relação ganha / ganha faz parte dos valores dessas organizações.

1. Conceitos da gestão do conhecimento

Definição Gestão do Conhecimento 1. É o conjunto de processos e sistemas que, permitem que o capital intelectual de uma organização aumente de forma significativa, mediante a gestão de suas capacidades de resolução de problemas de forma eficiente, com o objetivo final de gerar vantagens competitivas sustentáveis no tempo.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante

fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras.

O corresponde ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

A criação, armazenamento, colaboração e o compartilhar informação de empregados em torno do trabalho. Através de compartilhar e colaborar, aumenta-se a eficiência, produtividade e rentabilidade de uma organização. Respaldado por ferramentas e métodos de Tecnologia da informação avançados, como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas clientes.

É organizar recursos intangíveis e capacidades organizativas para obter objetivos empresariais. A Gestão do Conhecimento se baseia fundamentalmente em compartilhar conhecimento e permitir o uso de tal conhecimento. É uma disciplina emergente que tem como objetivo gerar, compartilhar e utilizar o conhecimento tácito e explicito existente num determinado espaço para dar resposta às necessidades dos indivíduos e das comunidades em seu desenvolvimento. Isto se centrou na necessidade de administrar o conhecimento organizacional e as aprendizagens organizacionais

como mecanismos básicos para o fortalecimento de uma região ou espaço em relação com as visões de futuro que vão determinar seus planos estratégicos de desenvolvimento no médio e longo prazo.Capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.

2. EXEMPLOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO APLICADOS EM EMPRESAS:

• Gestão de Processos: criar, mapear e reavaliar processos internos da organização;

• Comunicação Intraempresarial: facilitar a comunicação de conhecimentos na

organização, interferindo na infraestrutura ou até mesmo na cultura organizacional;

• Inteligência Competitiva: processos e ferramentas para monitoração do mercado, fortalecendo o processo de inovação e decisão;

• E-learning: ensino a distância que possibilita a autoaprendizagem, veiculado através da internet;

• Comunidades de prática: compartilhar conhecimentos e experiências de interesse comum aos seus membros, buscando um aprendizado coletivo, com comprometimento mútuo de desenvolvimento de novas habilidades a partir dos conhecimentos compartilhados;

• Portal corporativo: serve como interface para a informação de uma organização e sua base de conhecimento para seus colaboradores e, possivelmente, para clientes, parceiros de negócios e também para o público em geral;

• Mapas de conhecimento: consiste em localizar conhecimentos importantes dentro da organização e depois publicar de forma estruturada onde encontrá-los. Mapas do conhecimento apontam tipicamente para pessoas, mas também

para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com