TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas

Projeto de pesquisa: Gestão de pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Gestão de Pessoas I e II 4

2.2 Responsabilidade Social e Ambiental 5

3 CONCLUSÃO 7

4 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa.

O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição. O estudo do caso GE vai destacar a importância do Planejamento Estratégico na gestão das organizações e o fator importante da Gestão de Pessoas no processo de desenvolvimento tanto das estratégias como da própria organização. O texto falara da importância das etapas do treinamento e da capacitação dos funcionários existentes na organização, sem falar na sua valorização e reconhecimento e por fim as questões sociais e ambientais, não só no ambiente externo, mas também no ambiente interno.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 GESTÃO DE PESSOAS I E II

O conceito de gestão de pessoas é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

O capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que essas pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

Outros processos também fazem parte da gestão de pessoas, como é o caso do Planejamento Estratégico. Por se tratar de uma ferramenta especial para uma organização na medida em que permeia os processos de gestão, comunicação e decisão, sendo a maneira mais fácil de alcançar os resultados desejados, auxilia no desenvolvimento da capacidade do individuo em superar objetivos, alcançar metas e se faz presente a todo instante.

Outro processo importante é o desenho de cargos, pois é fundamental para manter as operações da empresa de forma adequada, garantindo o sucesso da organização. O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença neste mercado tão competitivo.

Deste modo o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais que a instituição deseja, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição como um todo desde colaboradores vindos de fora como o aproveitamento do próprio profissional que já esta no quadro da empresa.

No caso da GE a avaliação de desempenho é usada para conhecer os potenciais funcionários que possam a vir ocupar novos cargos e funções.

Ainda pensando nisso a GE oferece diversos treinamentos que acabam por fortalecer o planejamento estratégico da empresa e seu ambiente organizacional, pois ela treina os colaboradores para que os mesmos possam exercer sua atividade com qualidade e comprometimento.

Os processos de seleção, recrutamento, cargos, remuneração e benefícios e planejamento estratégico, estão baseados na possibilidade de que haja um colaborador dentro da empresa que possa oferecer competências e habilidades necessárias para as vagas existentes.

2.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

O conceito de responsabilidade social pode ser compreendido em dois níveis: o nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, a todas as partes afetadas pela empresa e que, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo são as consequências das ações de uma organização sobre o meio ambiente, os seus parceiros de negócio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com