TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão social

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL VIII

ANA PAULA SANTOS LINS

JOSIVANIA DOS SANTOS

CONTROLE E GESTÃO

Maceió

2014


ANA PAULA SANTOS LINS

JOSIVANIA DOS SANTOS

CONTROLE E GESTÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social VIII  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  de Portifólio em Grupo, para as disciplinas de Gestão Social, Serviço Social, Terceiro Setor e Oficina de Formação, Pesquisa Social e TCC.

Prof.: Maria Angela Santini, Paulo Sergio Aragão, Rodrigo Eduardo Zambon

[pic 3]

Maceió

2014

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

1.1        OBJETIVO GERAL        

1.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.3        JUSTIFICATIVA        

1.4        METOLOGIA        

2        CONTROLE SOCIAL _        

2.1.DESAFIOS PARA CONTROLE SOCIAL...............................................................................

3        GESTÃO SOCIAL        

3.1   DESAFIOS PARA A GESTÃO SOCIAL        

4        LEIS E REGULAMENTAÇÕES        

5        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Esse artigo trata de um estudo acerca da ferramenta de Controle e Gestão Social por parte dos assistentes sociais, como instrumento de análise da realidade social, levando a uma discussão sobre a contribuição dos mesmos como um referencial para a definição de políticas sociais, como planejamento, implantação, implementação, monitoramento e gerenciamento de recursos públicos, articulados ao projeto ético-político da profissão, para o enfrentamento das expressões da questão social.

Trataremos também da importância do Controle Social para que a sociedade possa exercer seu papel participativo no processo de democracia em busca do bem comum e do interesse público na fiscalização das ações do governo. A utilização dessa ferramenta depende muito do nível de conhecimento, de informação, de conscientização e mobilização dos atores envolvidos nas três esferas de governo, Municipal, Estadual e Federal, desde o planejamento até a execução de políticas públicas.

O controle é um instrumento de consolidação de conquistas para o desenvolvimento e fortalecimento da sociedade, por isso a importância da presença do assistente social no espaço de controle democrático sobre a gestão pública, como agente de mobilização da sociedade, e assim, provocar reflexões e discussões a cerca das demandas sociais e as ações de implantação e execução da gestão governamental.

Quanto a Gestão social, ela tem caráter público e sua finalidade é trabalhar as expressões da questão social. É uma gestão coletiva e participativa, capaz de construir uma nova política social e organizacional, requerendo do profissional de serviço social o compromisso com o exercício da democracia nos processos de decisão das políticas públicas.

  1. OBJETIVO GERAL

Analisar as contribuições da temática de Controle e Gestão Social para Serviço Social.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a discussão sobre os desafios da prática do controle social no serviço social.

Promover a discussão sobre os desafios da prática da gestão social no serviço social.

Analisar o perfil do gestor social na contemporaneidade.

1.3 JUSTIFICATIVA

A finalidade dessa pesquisa é levar à sociedade a uma reflexão e discussão sobre a importância do Controle Social e da Gestão Social na vida profissional do assistente social, levando a um debate acerca da relevância desses instrumentos, de acordo com os princípios fundamentais estabelecidos no código de ética, para monitoramento da realidade, justificativa das ações dos projetos de intervenção e ampliação da profissão.

  1.  METODOLOGIA

Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica a cerca do Controle e da Gestão Social e suas contribuições para o Serviço Social, através de livros publicados e artigos científicos. Essa pesquisa foi elaborada através da análise de publicações referentes ao tema abordado.

Foram consultados autores reconhecidos como, CARVALHO, GRAMSCI, TENÓRIO, entre outros.

  1. CONTROLE SOCIAL

O controle social é uma importante ferramenta de fortalecimento da cidadania. É realizado através da participação do cidadão na gestão pública, numa parceria entre Estado e sociedade, possibilitando o compartilhamento de responsabilidades, em busca de maior transparência nas alocações dos recursos públicos.

É um instrumento que proporciona o acompanhamento, a fiscalização, o monitoramento e o controle das ações da administração pública, assegurando os interesses da sociedade em busca da equidade social.

Para o exercício do controle social é necessário à conscientização sobre a importância do mesmo para o exercício da cidadania e da democracia. O assistente social deve mobilizar a sociedade em prol da participação nos instrumentos político-administrativos como os conselhos gestores, as audiências públicas e o orçamento participativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (308.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com