TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HUMILHAÇÃO SOCIAL

Por:   •  30/3/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Polo de São Sebastião-DF

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

        Andianara Costa Santos - RA 385032

        Carlene Lopes de Sousa - RA 386197

        Célia Santana de Souza Jardim - RA 388512

        Dalva Célia Sousa Frazão - RA 367843

        Kênia Rezende Morais - RA 394652

        Wilyane Pereira Oliveira - RA 404400

Professor EAD: Mª Laura Santos

São Sebastião-DF

24/04/2013

RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social  por ser ligado à igreja católica era visto como forma de caridade. No começo trabalhava a favor das classes dominantes e não a  favor da realidade da população.  Não havia uma identidade profissional.

Os seminários de Araxá MG(1964) onde foi proposto não um rompimento com o tradicionalismo , mas o tradicionalismo sobre novas bases, que buscou definir princípios éticos e metafísicos que seriam base para o Serviço social, e o de Teresópolis (1970) que estudou a metodologia do Serviço Social. Foram importantes para a reconceituação do Serviço Social. Propôs ao assistente social A construção de uma identidade própria.

A população menos favorecida convive com desajustamentos familiares. Muitos não têm educação, saúde, boa alimentação e vivem em péssimas condições. Cabe ao Assistente Social fazer o acolhimento dessas pessoas.

Quem exerce essa profissão é capaz de colocar em prática projetos socias que vão ajudar a população de baixa renda a serem inseridas na sociedade dignamente.

Há necessidade do assistente social participar da elaboração de projetos e monitorar políticas sociais. É necessário que se atue de acordo com as necessidades e a realidade da comunidade. E que haja melhor utilizaçao da infraestrutura social.

Ninguém melhor do que o profissional de Serviço Social, porque ele convive diretamente com todas as dificuldades vividas pelo ser humano e tem esse papel de reajustar o indivíduo ao convívio social na comunidade.

É preciso que tenha um elo entre a população e os governantes, para que eles tomem conhecimento da realidade vivida pela comunidade.

Assim o serviço social vai ganhando espaço e sendo reconhecido, não como caridade, mas pelo trabalho belíssimo que os profissionais da área exercem para a melhoria das condições humanas, sem excluir ninguém.

A TEORIZAÇÃO E METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Os Encontros Regionais de Araxá, Teresópolis e Sumaré nas décadas de sessenta e setenta foram reconhecidos como um marco histórico, pois além de terem sido internacionalmente reconhecidos foi uma base de mudança e questionamento da categoria profissional.

Após estes grandes encontros, tivemos outros onde se esteve em discussão à distinção do Serviço Social levantando dúvidas e indagações sobre o assunto. Analisando os documentos destes encontros o que podemos observar que, o que se procurava ao promover estas reuniões, não seria procurar um novo método ou uma nova designação, mas, de alcançar novas ideias e abrir novos horizontes.

Como toda prática nova, houve muitos obstáculos que foram discutidos entre os Assistentes Sociais que se reuniram, como falta de práticas reflexivas, falta de embasamento teórico-prático acomodação aos programas já existentes sem uma nova visão para a resolução da natureza do problema, entre outras tantas formas de problemas que dificultavam a contribuição individual à Teorização.

Por este motivo se analisar o relatório do encontro regional de Araxá onde a dialética de concordar e contestar se destaca. O Serviço Social foi tido como Arte por ser uma prática onde quem exerce exprime uma visão de perfeição. Como um artista à sua obra, mas também foi apresentada como ciência humana, que foi um ponto muito discutido entre extremidades do encontro.

Em um consenso geral dos participantes do encontro de Araxá o Serviço Social pode sim ser descriminado como ciência, por sua vez autônoma e prática.

O serviço social tem como objetivo e funcionalidade haver uma melhora na vida de todos, atuando na moral de cumprimento dos Direitos e Deveres de todos os cidadãos, havendo essa vontade e necessidade própria do mesmo.

Na metodologia podemos chegar a uma ênfase de participação de macroatuação e microatuação do Assistente social que integralmente planeja a infraestrutura social. Mesmo naquela época a terminologia dos aspectos, já era um tema estridente termos como: análise diagnóstica, planejamento e execução eram vistos como tratamentos inadequados até porque passa a percepção de deficiência ou carência.

Na operacionalidade do serviço social, vimos visar o bem estar, melhora de vida, capacitação, desenvolvimento psico social, entre outros.

Já no Seminário de Teresópolis ao invés dos vários temas abordados deliberadamente o grupo se concentrou em três itens em destaque: Os fundamentos básicos da metodologia do Serviço Social, a concepção real científica da prática e aplicação desta.  

No diferencial entre os seminários de Araxá e Teresópolis é que em Teresópolis, os participantes chegaram a uma separação dos participantes em grupos onde se debateram e expuseram suas ideias, diferente do primeiro seminário onde todos se uniram em um só conhecimento comum.

Também nos documentos de Teresópolis vimos que houve uma maior preocupação em se trabalhar uma maneira mais prática do que filosófica que foram um dos poucos pontos em que os grupos entraram em um consenso dentre seus pontos expostos tão diferenciados.

Analisando os relatórios podemos afirmar uma visão ampla de conhecimento em virtude da realidade social e as necessidades humanas, até porque o que vimos são conclusões onde os problemas das pessoas que buscam a ajuda são variáveis. Mas quase sempre são estruturais como um todo, englobando todos, raramente o problema em questão se enquadra em individuais.

Com isso, também as dúvidas antes levantadas nos encontros de Araxá sobre integração foram novamente discutidas dando ênfase maior nos seus conceitos, entrosamento, relacionamento e integração. Além de saber até onde seria a atuação do Assistente Social em cada problema designado entre, micro e macroatuações.

Portanto podemos chegar à conclusão que o encontro dos profissionais em Teresópolis fora um estudo mais detalhado do encontro em Araxá, pôde então haver um debate maior onde pensamentos e ideias tiveram mais espaço e claro com isso obtiveram simultaneamente uma troca de experiências e dúvidas dos participantes. Por isso esses eventos se destacaram mundialmente pela originalidade e eficácia ao final destes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (182.9 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com