TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE FOSFATO (PO43-) EM COCA-COLA

Exames: IDENTIFICAÇÃO DE FOSFATO (PO43-) EM COCA-COLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 4

FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

CCEN – Centro de Ciências Exatas e Naturais

Departamento de Química

Disciplina: Química Analítica Qualitativa

IDENTIFICAÇÃO DE FOSFATO (PO43-) EM COCA-COLA

TRABALHO ESPECIAL DE QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

ALUNAS: Jennifer da Silva

Priscila Tainara Zuchi

Blumenau

Junho/ 2013

1. INTRODUÇÃO

1.1 Fósforo, fosfato e suas propriedades

Fosfato é um íon poliatômico ou um radical consistindo de um átomo de fósforo e quatro de oxigênio. Na forma iônica, tem a carga formal de -3, sendo denotado como PO43-. Ele é uma substância inorgânica conhecida por estar presente em organismos vivos e minerais e está presente na maioria dos sistemas de alimentos. Os fosfatos fornecem um componente nutricional importante, o fósforo, o qual exerce mais funções no corpo do que qualquer outro mineral e desempenha um papel em quase todas as reações químicas no organismo. Na verdade, o corpo humano adulto contém mais de meio quilo de fósforo e requer uma ingestão diária de mais de 1.000mg. O fósforo é fundamental para a assimilação da gordura pelo corpo e também ajuda o organismo a absorver proteína. Vitaminas como a niacina e riboflavina (vitamina não podem sequer ser digeridas sem a presença de fósforo). O fósforo é extremamente importante em um corpo em crescimento, sendo necessário para a formação de ossos saudáveis, dentes e músculos. Ele também é um dos minerais fundamentais à vida, fazendo parte da estrutura de proteínas, carboidratos, ácidos nucléicos (DNA e RNA) e ATP(adenosina trifosfato).

1.2 A Coca-Cola e seus componentes

A Coca-Cola é um refrigerante a base de cola criado em 1886, em Atlanta, EUA, pelo farmacêutico John Pemberton. A bebida surgiu enquanto o farmacêutico pesquisava a cura para dores de cabeça. Inicialmente era vendida como um xarope para ser consumido com água carbonatada (gasosa). Hoje, é uma das bebidas mais consumidas do planeta, sendo comercializada em 200 países.

Os ingredientes da Coca-Cola são basicamente aromatizantes naturais, água gaseificada (onde está presente o CO2), açúcar, cafeína, folha descocainizada de coca, extrato de noz de cola, suco de lima, glicerina, extrato de baunilha, saborizante 7x (óleo de laranja, óleo de limão, óleo de noz moscada, óleo de cássia, óleo de coentro, nerol, óleo de lima), álcool a 95%, corante caramelo IV, conservantes (benzoato de sódio ou benzoato de potássio) e ácido fosfórico. Este último é utilizado como acidulante, sendo responsável pelo sabor azedo, e, juntamente com os sais, produz a sensação de refrigeração. Usualmente, os refrigerantes à base de cola contêm aproximadamente 0,05% de ácido fosfórico e têm pH de 2,3. Seu sabor efervescente e adstringente

melhora o forte sabor da cola, o seu baixo pH melhora o sabor e a estabilidade na estocagem e o sequestro de íons de metais indesejáveis ajuda a estabilizar o grau de carbonato desejado. Todos os fosfatos comercialmente úteis, compostos que incluem o íon PO43-, pode ser produzido a partir deste ácido.

O ácido fosfórico (também chamado de ácido ortofosfórico) é um ácido de fórmula química H3PO4 e é incolor. É um sólido cristalino deliquescente, disponível em soluções concentradas (90%) com aspecto xaroposo (MUELLER & SOUZA, 2010). Ele dissocia-se em três etapas, liberando um H+ por vez, resultando em três ânions (VOGEL, 1981), como mostrado a seguir:

H3PO4(s) + H2O(l) H3O+(aq) + H2PO4−(aq) Ka1= 7.25×10−3

H2PO4−(aq)+ H2O(l) H3O+(aq) + HPO42−(aq) Ka2= 6.31×10−8

HPO42−(aq)+ H2O(l) H3O+(aq) + PO43−(aq) Ka3= 3.98×10−13

O resultado da terceira ionização é o ânion fosfato (também conhecido como ortofosfato). De todos eles, este é o mais estável e importante. Ele é classificado como inativo, por não apresentar propriedades redox. Pode ser encontrado em alguns minerais fosfatados (apatita), adubos, cimento dentário, ossos e detergente (MUELLER & SOUZA, 2010).

2. PROCEDIMENDO ANALÍTICO

Importante: toda vidraria utilizada nesses procedimentos deve ser lavada com HCl 1% e rinsada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com