TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INDICADORES SOCIAIS E ESTATÍSTICOS PARA A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  27/8/2019  •  Artigo  •  2.970 Palavras (12 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 12

INDICADORES SOCIAIS E ESTATÍSTICOS PARA A INTERVENÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL 

¹Acadêmicos: Adrian Sauer de Souza          

                                                                                                           Cleonice I. Dal Zot Rech

                            Rosangela Maraschin

                                                                                            ²Tutor Externo:  Marta Tavares Castro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Curso Serviço Social (0480) – Seminário Interdisciplinar 5° Fase – 26/06/19

        

RESUMO

Por meio deste Paper, busca – se a compreensão da importância dos indicadores sociais na formulação e implementação de políticas publica, também a analise da coerência do uso correto dos indicadores para obter resultados no enfrentamento de vulnerabilidades e riscos sociais. O estudo possibilitou a visualização das possibilidades e arranjos com a utilização de mais de um indicador, para atingir os objetivos em relação à efetividade dos direitos sociais aos usuários que por motivos diversos encontram – se fragilizado e com direitos violados.

Para a realização desta pesquisa usou –se de pesquisa bibliográfica em acervos físicos e digitais relacionados ao tema proposto. O estudo direcionado e as discussões ilustraram que a utilização dos indicadores sociais, são uma forma coerente de viabilizar políticas e serviços sociais para o usuário, e para ser eficaz deve – se observar, questões culturais e territoriais, assim oferecendo soluções sem descaracterizar o meio vivido pelo usuário.  

Palavras-chave: Politicas Públicas. Indicadores Sociais. Riscos sociais.

1. INTRODUÇÃO

       O mundo moderno está repleto de números, dados estatísticos, gráficos, mas onde tudo isso se encaixa com a profissão do Assistente Social? Um questionamento valido para começar a pesquisa, pois todos esses dados compilados e estudados são essenciais para a elaboração de políticas publicas eficientes. As demandas dentro das políticas de assistência social aparecem numericamente dentro da vigilância socioassistencial, neste setor as situações de risco, violência e os serviços necessários para cobertura das vulnerabilidades sociais existentes no território de atendimento. Os dados apontados dentro da vigilância socioassistencial, indicam e reconhecem as necessidades da população atendida, e com subsídios para o planejamento de serviços que deverão ser ofertados para a resolução e encaminhamentos de situações vulnerabilidade e risco. Com a identificação das potencialidades e fragilidades da população referenciadas, pode se oferecer serviços dentro da política de assistência social que sejam mais efetivos.

Com uma analise eficiente dos dados numéricos identificados, surgem os indicadores sociais, que são instrumentos de monitoramento, que direcionaram as ações que devem ser realizadas dentro da formulação de política publicas dentro do território, com suas especificidades e particularidades. Para tanto o diagnostico realizado deve ser utilizado para o enfrentamento das questões sociais existentes.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Os primeiros relatos estatísticos são do período antes de cristo A.C, e os principais objetivos da época eram o recadastramento e a cobrança de impostos, nos dias atuais é de fundamental importância, colaboram na melhor compreensão da imensidade de informações que cercam o dia a dia dos profissionais das mais diversificadas áreas.

        A estatística está inserida nos meios de comunicação para a discussão de vários temas, tornando familiar a leitura para leigos no assunto, desta forma a Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e

Análise de dados. (Farias, Soares & César,2003). Utiliza – se de uma gama variada de dados para obter um resultado com margem mínima de erros, otimizando a tomada de decisão em qualquer campo.

No Campo das Ciências Sociais, a utilização da estatística está direcionada principalmente ao uso dos indicadores sociais, que apontam a qualidade dos serviços ofertados, as potencialidades e vulnerabilidades de um território, e apontar metas e estratégias para a consolidação da política publica. Esses indicadores devem ser o mais transparente e confiável para que os recursos  e programas públicos sejam utilizados de acordo com o objetivo.

Os indicadores sociais surgem a partir de agrupamentos dos dados referentes ao que se pretende estudar, como aspectos políticos, geográficos sociais e econômicos. No Brasil os indicadores sociais estão nas políticas de educação, saúde e renda. Dentre estes índices os de erradicação da pobreza, da qualidade da educação, media de escolaridade, nível de alfabetização, erradicação da evasão escolar, a longevidade, expectativa de vida, mortalidade infantil, fornecem dados para o índice de desenvolvimento Humano que mostra qualidade de vida da população que foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU nos anos de1990, para que ela tivesse uma forma de mensurar a qualidade de vida entre os países e assim poder cobrar políticas públicas mais eficazes dos governantes.

Conforme já foi abordado, os indicadores sociais são de extrema importância para a formulação e avaliação de políticas publica eficiente, principalmente na comprovação da utilização correta dos recursos públicos, que quando bem utilizados diminui as diferenças e desigualdades sociais. Surgem a cada ano mais recursos tecnológicos para que a transparência neste dados estatísticos e seu correto armazenamento, trazendo a população uma melhor apreciação destes dados e a compreensão dos mesmos. Tornando possível a identificação de quando os recursos públicos estão sendo mal aplicados. Os indicadores tem sua marca registrada principalmente na busca da transformação social e do bem estar social do publico alvo, por isso é de grande valia que o pesquisador tenha conhecimento das potencialidades e limadores dos indicadores para que tomada de decisão seja mais coerente possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (198 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com