TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importancia do bolsa

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.244 Palavras (13 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

RAQUEL DOS SANTOS ARAUJO

I

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

[pic 3]

Cruz Alta

2014

RAQUEL DOS SANTOS ARAUJO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Trabalho de Produção textual avaliativa pertinente ao  Estagio Curricular Obrigatório I. Caracterização Sócio institucional do Serviço Social da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná, , como requisito parcial para Coordenador do Curso. Profº Adarly Rosana Moreira Goes

Cruz Alta

2014

INTRODUÇÃO

Este trabalho parte de um estágio no CRAS, Comunidade Mãe, em Cruz Alta, que trabalha com atividades de ação social básica, onde foram realizada 150 horas, de atividades práticas, auxiliando e aprendendo, no desenvolvimento de ações constante com os usuários.

Aonde trabalhos que vão desde acompanhamento para tirar documentos, até acompanhamento junto a promotoria, mas na verdade este estágio proporcionou um conhecimento prático fundamental, de resgate, na criação de uma autonomia destes sujeitos.

Desta forma os atendimentos são sempre voltados para as famílias que estão em situação de vulnerabilidades, compreendendo o CRAS, como  uma porta de entrada para auxilio constante destes serviços que são fundamentais para a população carente, desde encaminhamento de bolsa, cadastramento no Programa de Atenção Integrada a Família, encaminhamento para transporte intermunicipal para os idosos, BPC.

Desta forma este trabalho busca falar um pouco das ações desenvolvidas neste CRAS.        

LOCAL DO ESTÁGIO

        O local onde realizei meu estágio foi o CRAS- Centro de Referência da Assistência Social – Comunidade Mãe,  localizado na Rua Presidente Vargas nº 1972 Centro , Cep: 98015 -160, fone (55) 3322- 9482, onde atende aproximadamente 300 usuários entre, crianças, jovens, adultos, em situação de vulnerabilidade,  com problemas de drogadição, alcoolismo, violência,. Abandono, pobreza entre tantas outras formas de necessidade.

A equipe técnica vem atuar nos programas existentes na rede básica de atendimento as famílias em situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação e/ou fragilização de vínculo afetivo relacionados ao pertencimento social (discriminações várias, étnicas de gênero ou por deficiência, dentre outros).

        Seu corpo de profissionais é composto por uma equipe técnica que tem:

Alice Terchorst  Assistente Social 40 horas

Cirlei Terra  - Assistente Social 20 hora

Roselaine Caldas – Psicologo – 40 horas

Glaucia Moura Coordenadora

Nucia Dipp—Técnica do PBF

Tainara- Estagiária do PBF

 Marilene – Recepcionista

Eva- Serviços Gerais

Sandra Moraes- Serviço Gerais

Alessandro – Estagiário

Suelen- Estagiária

Daniel – Estagiário

Nadia- Instrutora de Artesanato

Aldor Motorista

Manoel – Instrutor Marcenaria.

        O  CRAS, porta de entrada para o acompanhamento as famílias, inserções nos programas da Bolsa Família, programas de subsídios á habitação, através do projeto de trabalho e técnico social, programa de apoio a criança, curso de geração de rendas oportunizando  sua capacidade de acesso, visando primeiro identificar as familiar de situação vulneráveis social.

        Estas atividades desenvolvidas no CRAS Comunidade Mãe, possibilita uma atenção especial as necessidades básicas de seus usuários. Mediante  cursos disponíveis e a partir de cadastramento das  famílias

Sendo um  desafio encontrar caminhos que possibilitam o resgate da cidadania dos excluídos sociais, dentro de uma ampliação conjunta, solidária conscientizando a população desta triste realidade.

        Entre as atividades que foi desenvolvidas no CRAS,  Comunidade Mãe estão acompanhamento aos atendimentos, auxilio ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF), ajuda e encaminhamento aos Beneficio Eventual, encaminhamentos a fazer documentos, BPC, acompanhamento a promotoria pública, e visita domiciliar.

ATIVIDADES DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NO CRAS  COMUNIDADE MÃE

        O profissional do Serviço Social,  ao exercer  suas atividades envolvem-se no atendimentos de seus usuários, buscando fazer os encaminhamentos possíveis para satisfazer as necessidades dos usuários.  As ações desenvolvidas e acompanhadas  pelo estagiária vai desde  encaminhamento das políticas sociais desenvolvidas pelos programas  que valorizam os direitos para as pessoas em condições de vulnerabilidade. Segundo IAMAMOTO (2007):

Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (...) Requer, pois, ir além das rotinas institucionais e buscar apreender o movimento da realidade para detectar tendências e possibilidades nela presentes passíveis de serem impulsionadas pelo profissional” (IAMAMOTO, 2007, p. 20-21).

        As políticas sociais, os programas de governo, as ações desenvolvidas pelos profissionais do serviço social,  vêm de encontro com o exercício da cidadania, em várias frentes como: trabalhando por  uma educação para as crianças, abandonadas, ou vitimas de violência, ou pobreza extrema,  trabalho e geração de renda , atendimento contra violência domestica.

        Estas atividades  realizam-se mediante ações e iniciativas públicas da sociedade para proporcionar o atendimento das necessidades básicas, estas necessidades são executadas , por interferência de um profissional do serviço social, para IAMAMOTO (2007):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (31.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com