TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão do Deficiente no Mercado de Trabalho

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Ética, Diversidade e Direitos Humanos

A ética age como percursor que permite a interação das sociedades, contendo valores morais que buscam o equilíbrio social, dessa forma, a ética se articula com os direitos humanos, ambos com o objetivo de dirimir as diferenças e sempre buscando da melhor forma possível o bem estar social como um todo.

Relativo à inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho, podemos destacar o relevante valor social desta iniciativa para a qualidade de vida dessas pessoas, visto que são oportunidades de exercerem atividades remuneratórias de forma digna e ainda interagirem de maneira saudável com outros profissionais.

No Brasil a Lei nº 8.213/91 no seu art. 93 estabelece a obrigatoriedade de que empresas com cem ou mais empregados preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência, essa porcentagem pode variar de acordo com a quantidade geral de funcionários, com o mínimo de 2% e o máximo de 5%, com o advento desta Lei foi dado um grande passo para ajudar essa parcela da população, mas muita coisa ainda precisa ser feita a fim de buscar um equilíbrio, talvez investindo mais na formação desse profissional, desde a infância, buscando capacitá-lo, este acabe sendo mais atraente para essas empresas.

Atualmente, no ambiente organizacional esta situação tem se invertido. Hoje muitas empresas procuram esses profissionais e quase não exigem experiência. Tal atitude, por um lado, limita o acesso de profissionais qualificados e graduados ao mercado. Entre os profissionais contratados, aqueles com ensino médio completo foram os que mais se destacaram alcançando um número maior de vínculos empregatícios em todas as modalidades.

Referências:

COLLOR, Fernando. Brasília, em 24 de julho de 1991.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8213cons.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com