TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão dos Idosos Na Política Social

Por:   •  3/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                     SISTEMA DE ENSINO A DISTÃNCIA CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PRICILA

             

PROJETO DE PESQUISA

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

NOVA CRUZ/RN

2013

PRICILA

A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota do 7º semestre. Projeto de Pesquisa

Orientadora: Paula Xavier

NOVA CRUZ/RN

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DELIMITAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROBLEMA

3 OBJETIVO GERAL

3.1 Obetivos Específicos

4 JUSTIFICATIVA

5 METODOLOGIA

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

7 CRONOGRAMA

8 ORÇAMENTO

9 RESULTADOS ESPERADOS

   REFERÊNCIAS

3 CONCLUSÃO

    REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇÃO

O referido trabalho tem por objetivo refletir e analisar  sobre as múltiplas formas de violência cometida ao idoso,sendo expressão da questão social, objeto de trabalho do Assistente Social.

No entanto a  intensão é abranger discussões que retratem a questão da violência e desnaturalizar este fenomeno que é ainda muito presente em nossa sociedade e em particular no municipio de Nova Cruz/RN.

Em decorrência dessa realidade, faz-se necessário um olhar para as expressões das questões sociais que envolvem a velhice e o envelhecimento manifestadas por problemas de natureza socioeconômica, previdenciária, familiar e outras, situando-se nesse contexto a violência e os maus-tratos que permeiam as relações sociais do idoso.

No âmbito da sociedade, a violência tem sido desafiadora para o poder público e a sociedade em geral. A partir de contatos com O Concelho Municipal do idoso e a delegacia do município de Nova Cruz/RN irá se apresentar os índices de ocorrências mais frequentes, assim como apresentar os tipos de violência mais comuns que acometem a vidae o cotidianodo idoso. É necessário desnaturalizar este fenômeno e abranger discussões mais frequentes a este respeito.

         Os idosos são vítimas dos mais diversos tipos de violência que vão desde insultos e agressões físicas perpetradas pelos próprios familiares e cuidadores (violência doméstica), maus-tratos sofridos em transportes públicos e instituições públicas e privadas até a própria violência decorrente de políticas econômicas e sociais que mantenham ou aumentem as desigualdades socioeconômicas ou de normas sócio-culturais que legitimem o uso da violência  social.

Sendo assim, a implementação do Estatuto do Idoso resultou em que a questão dos maus tratos passasse a contar com um instrumento legal que “regula os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos”, com previsão de pena pelo seu descumprimento. De acordo com o Estatuto, prevenir a ameaça ou violação dos direitos dos idosos passa a ser um dever de toda a sociedade brasileira, bem como torna obrigatória a sua denúncia aos órgãos competentes.

 2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Esta problemática envolve diversas condicionantes,  estando relacionada com a estrutura e conjuntura social, atingindo diferentes  classes sociais e faixas etárias, tanto no campo como nas grandes cidades e nos pequenos centros urbanos. Por que os idosos são vítimas de violências?

3 OBJETIVO GERAL

Compreender o contexto e analisar em que ocorre a violência contra os idosos.

3 .1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Caracterizar as peculiaridades do indivíduo idoso e os diversos graus de dependência
  • Abordar o significado da qualidade de vida para o grupo idoso e o potencial impacto da violência na redução da qualidade de vida;
  • Apresentar os tipos de violência que ocorrem contra os idosos e suas principais causas.

4  JUSTIFICATIVA

Justifica-se o tema escolhido por ser  um fenômeno evidente dentro do atual processo de envelhecimento populacional e mundial. Onde percebemos  que a questão da violência contra os idosos é pouco considerada pela sociedade em geral.

 O objetivo principal é fazer a sociedade refletir sobre o envelhecimento, porém com qualidade de vida, e o que ocorre são as práticas de violência contra as pessoas que muito fizeram por seus familiares e que não são reconhecidos. Porém,  mesmo com expectativas para um envelhecimento saudável e de qualidade, sabemos que a sociedade idosa vem sofrendo discriminações, agressões físicas e verbais entre outras.  Sendo assim, esse tipo de violência não deve ser visto como simples fato e sim como uma questão de aprendizado e comprometimento, garantindo ao idoso seu papel social, sua dignidade e respeito.

No entanto, o fato traz para os profissionais da saúde , Assistentes sociais e o Conselho Municipal do Idoso, a responsabilidade do cuidado aos idosos, e, para o governo a necessidade de inovação das políticas de saúde e sociais para essa população, com a finalidade de saúde e bem estar nestafase da vida.

5  METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental. A partir de leituras direcionadas a violência, idoso, assim como o envelhecimento humano buscou-se abordar alguns apontamentos que considera-se relevantes socialmente.

Caracterizada inicialmente pela busca de bibliografia com relevância tanto no acervo do Núcleo de Políticas Públicas, Espaços Públicos e Serviço Social, em

acervo pessoal e no acervo da Biblioteca Central do município de Nova Cruz/RN quanto através da Internet.

6  REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A palavra violência tem expressado ao longo da história diferentes significados, e vem resistindo à passagem do tempo. Em sentido denotativo,violento era quem agia com força exagerada. Posteriormente, a palavra apre-entou significados cada vez mais diversos, como a violência das paixões, violência verbal, violência física e outras. Baseado na expressão primitiva, o termopassou a significar qualquer emprego de meios para impor uma legitimidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com